sábado, 13 de fevereiro de 2010

Apostila de ciências - Ensino Fundamental

Profª.: Elza
Assunto: Descobrindo o mundo

No planeta Terra, o mundo em que vivemos, existem seres vivos. Além dos seres vivos, existem os elementos que não têm vida. Seres vivos e elementos fazem parte da natureza.
A crosta terrestre tem altos e baixos que formam os continentes, as ilhas, o fundo dos mares e rios.
Os elementos:

 O ar envolve a toda a Terra e forma a atmosfera (mistura de gases: oxigênio - absorvido pela maioria dos seres vivos, gás carbônico - absorvido pelas plantas na fotossíntese, ozônio - protege a Terra dos raios ultravioletas da luz solar, vapor de água - se forma pela evaporação da água dos rios, lagos e mares, nitrogênio - absorvido por bactérias e forma nitratos que são importantes para as plantas).

 O solo e as rochas formam a crosta terrestre, ou litosfera.

 A água forma os mares, rios e lagos, ou hidrosfera.

 Os seres vivos, como as plantas, os animais (os fungos - bolor e cogumelos, micróbios – seres microscópios) e as pessoas, vivem nos mais diferentes ambientes.

 Do sol recebemos luz e calor.

O ar, o solo, as rochas, a água, a luz e o calor do Sol e os seres vivos formam os mais diferentes ambientes naturais da Terra.
As diferenças nos ambientes são causadas, por exemplo, pela temperatura, pela quantidade de chuvas e pelos os tipos de solo.
As condições do ambiente influem no tipo de vegetação (conjunto de plantas que cobre uma região) e nos outros seres vivos que ali se desenvolvem. Os seres vivos se adaptam, isto é, se ajustam ao ambiente.

Alguns ambientes naturais:
 As florestas onde existe uma grande quantidade de seres vivos.
 As montanhas ou regiões montanhosas e nos pólos da Terra faz muito frio. As formas de vida destas regiões estão adaptadas ao frio.
 Os desertos são regiões muito secas. O solo é arenoso e as formas de vida dos desertos estão adaptadas a pouca água.

O homem modifica a paisagem natural da Terra. Ele transforma os ambientes naturais quando constrói vilas, fazendas, sítios e quando cria ambientes parecidos com os naturais, como represas, lagos artificiais e jardins.

Tudo que você vê nos ambientes naturais e tudo o que é construído pelo homem é composto de matéria (tudo que ocupa lugar no espaço).

Há muitos tipos de matéria, conforme sua composição (do que é feito). Por exemplo: um livro é feito de papel, que é um tipo de matéria; um copo é feito de vidro, que é outro tipo de matéria. Portanto, o papel e o vidro são matérias diferentes.
Toda matéria ocupa lugar no espaço e não é possível dois corpos o mesmo lugar ao mesmo tempo.
Se colocarmos um livro numa balança, ela indicar a quantidade de matéria desse livro.

A porção limitada da matéria chama-se corpo. Exemplos: uma pedra, um livro, uma planta.

A quantidade de matéria de um corpo é sua massa.

Os objetos (produtos) são corpos fabricados pelo homem. Exemplos de objetos: automóvel, cadeira, mesa, casas, anel, trilhos, portões, pontes, panelas, pias, etc.

O ar, o solo, as rochas, os seres vivos e os objetos são exemplos de matéria e, portanto, têm massa e ocupam lugar no espaço.

O que acontece neste mundo

Em toda Terra, muitos fatos estão sempre acontecendo: uma flor que abre, um animal nasce, chove, um raio cai, um carro se movimenta, a campainha toca para avisar que a aula vai começar, etc. Cada fato que acontece na natureza e no ambiente é chamado de fenômeno.
Há fenômenos em que a composição da matéria não altera - chamado fenômeno físico. Exemplo:
A água do rio, por exemplo, evapora, forma nuvem, se condensa e volta à Terra em forma de chuva.

Outros fenômenos alteram a composição da matéria – chamado fenômeno químico. Exemplos:
Um papel se transforma em cinza quando é queimado. Porém a cinza não voltará mais a ser papel.
Quando ocorre um incêndio em uma floresta provocado, por exemplo, por um raio, as árvores e outras plantas também viram carvão e cinzas.

Existem muitas outras transformações da matéria que ocorrem e com aquilo que o homem fabrica.
Frutas, pão, madeira e roupas, por exemplo, emboloram (fungo chamado bolor).
Folhas, frutos, galhos de árvores, lixo, animais mortos apodrecem, isto é, se decompõem, se modificam. Você já deve ter sentido o mau cheiro do lixo quando ele está em decomposição.

O suco de uva é usado pelo homem para produzir vinho, que pode ser transformado em vinagre.
Em muitas dessas transformações, matérias diferentes se combinam e formam outro tipo de matéria. Quando isso acontece, dizemos que há reação química.



BIBLIOGRAFIA

Viver e Aprender – 4ª edição – Elisabete Chaddad Trigo e Eurico Moraes Trigo.
Coleção Vitória-Régia – Samuel Ramos Lago e Erica Meirelles.

Nenhum comentário: