segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

OS GRANDES PENSADORES

PRÉ-SOCRÁTICOS

(Aurora da filosofia)- o declínio do difuso mundo dos mitos
Os pensadores de Mileto: a busca de um princípio para todas as coisas – Cosmologia.
Principais escolas: Jônica: Tales, Anaximandro e Anaxímenes.
Pitagórica: Pitágoras
Mobilista: Heráclito
Eleática: Parmênides e Zenão
Agrigentina: Empédocles
Atomista: Leucipo e Demócrito
· Tales de Mileto:
- Concluiu que a “água é a substância primordial”
- Pai da filosofia; Tudo é água.

· Anaximandro de Mileto:
-“Nem água nem algum dos elementos (o fogo, o ar, etc), mas alguma substância diferente,
ilimitada, e dela nasce os céus e os mundos neles contidos”; determinou o indeterminado,
o infinito. O apeíron seria uma “massa geradora” dos seres;

· Anaxímenes de Mileto:
-“ E assim como nossa alma, que o ar, nos mantém unidos, da mesma maneira o vento
envolve todo o mundo”.

· Pitágoras de Samos : o culto da matemática ; criou a palavra filosofia.
- “Todas as coisas são números”

· Heráclito de Éfeso : o movimento perpétuo do mundo
- Tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo;
- O ser não é mais que o vir-a-ser.
- não podemos banhar duas vezes no mesmo rio;
- defendia dois caminhos: razão e essência
.
- Criou a Escola chamada mobilista (de movimento)
- Para ele, a vida era um fluxo constante, impulsionado pela luta de forças contrárias:
a ordem e a desordem, belo e o feio, a construção e a destruição, a justiça e a injustiça, etc.
- Filosofia dialética na antiguidade
- Preocupação com conhecimento,

OS PENSADORES ELEÁTICOS: O início dos estudos sobre o ser e o conhecer

· Parmêncides de Eléia : “ O ente é; pois é ser e nada não é”.
- Concluiu que o ser é eterno, único, imóvel e ilimitado.
- onde se torna o contrário de si mesmo - (o dia vira noite)
- conhecer é alcançar o idêntico imutável;

· Zenão de Eléia: “O que se move sempre está no mesmo agora”.
- Paradoxo de Zenão, que se refere à corrida de Aquiles com uma tartaruga.

· Empédocles de Agrigento: a unidade de tudo aquilo que se ama
- Defendia a existência de quatro elementos primordiais, que constituem as raízes de todas
as coisas percebidas: o fogo, a terra, a água e o ar.
- Esses elementos são movidos e misturados de diferentes maneiras e função de dois
princípios universais opostos: o amor e o ódio.

· Demócrito de Abdera - grego: o átomo como explicação da adversidade.
- “O homem, um microcosmo”;
- Responsável pelo desenvolvimento do atomismo – o que não pode ser dividido ou cortado
ao meio; “ a concepção mecanicista”.
- concepção de duro e o molhe; doce e o amargo; liso e o áspero;

A FILOSOFIA NO PERÍODO CLÁSSICO AO GRECO-ROMANO
- “Cidades da polis”
- “ O homem é um animal político”

SOFISTAS (SÁBIOS) :

Os primeiros mestres na arte da argumentação. São eles: Platão (se considerou sofista), Protágoras, Górgias e outros - Surgimento de concepções filosóficas relativistas sobre as coisas;
· Protágoras de Abdera; o homem como medida;
- O homem é a medida de tudo o que existe.
- Subjetivismo realativista

· Górgias de Leontini: o grande orador;
- ceticismo absoluto; nada existia; se existisse, não poderá ser conhecido.

· Sócrates de Atenas: o homem que sabia pensar
- Não deixou nada escrito, e o que se sabe de seu pensamento vem dos textos de
seus discípulos.
- “conhece-te a ti mesmo”; Desenvolveu dois movimentos: ironia e maiêutica;
- Dele se disse: os outros filósofos ensinaram a filosofia, ele a viveu.

· Platão de Atenas: Das aparências ao mundo das idéias perfeitas
- Teoria das idéias; Platão o mais sábios e o mais justo dos homens; “amor as opiniões”
amor ao saber. “Teoria dos dois mundos : do ser e do menos ser”;
- idéias políticas - expressões na República;
- “ o mito da caverna” ;

FUNDAMENTOS DO PODER POLÍTICO

· Aristóteles de Estagira: Do nascimento da lógica à ordenação do universo
- Desenvolveu a lógica – raciocínio; concepção da realidade;
- concepção do ser – essência e acidente; necessidade e contingência; ato e potencia; teoria
da casualidade; definição de homem ser racional;
- o homem como um ser animal político, ser social;
- a organização social adequada a natureza e a polis.

· Jean Bodin – a defesa do governo nas mãos de um só.
-Utilizava o termo república em seu sentido etimológico de coisas pública ( do latim
res, “coisa” ) e não a forma de governo oposta monarquia.;

· Thomas Hobbes: o estado para domar o lobo do próprio homem.
- Palavras de Hobbes: o homem era o lobo do próprio homem (homo homini lupus).
- livros: O Leviatã – refere-se ao monstro bíblico citado no Livro de jó (Bíblia) ;
( fala das relações entre o indivíduo e o estado);
-Obra: “Sobre o cidadão” – para Hobbes, o homem só passa a viver em sociedade diante de
uma ameaça para preservar a vida.

· Karl Max e Friedrich Engels : O Estado como produto e instrumento de contrato da classe dominante.
- para os dois filósofos a sociedade humana primitiva era uma sociedade sem classes e
sem Estado.
- O Estado surgiu quando, um certo estágio econômico, também surgiram a desigualdades
de classes e os conflitos entre os explorados e exploradores. O papel do Estado é amortecer
o choque desses conflitos
- Marx escreveu Glosas críticas: “ O rei da Prússia e a reforma social” .

FILOSOFIA HELENÍSTICA: “O mundo em que o homem ficou só”.

- Esse período corresponde aa continuidade das escolas Platônica (Academia)
e Aristotélica (Liceu) dirigidas por Platão e Aristóteles

· Zenão de Cítio – estoicismo, esses representantes dessa escola, conhecidos como estóicos, defendiam um espírito de completa austeridade física e mental.

· Epicuro – hedonismo também conhecida como epicurismo, defendia a idéia de que o ser humano deve buscar o prazer da vida;

· Pirro de Elida – nenhum conhecimento sobre as coisas é seguro, tudo é incerto; o pirronismo é considerado uma forma de ceticismo.


PERÍODO GRECO-ROMANO: A filosofia “pagã” e a penetração do cristianismo.

- Os pensadores desse período: Sêneca, Cícero, Plotino, Plutarco

-Dedicaram-se muito mais a tarefa de assimilar e desenvolver as contribuições herdadas
- Difusão e consolidação do cristianismo, através da Igreja católica.

PATRISTICA
A fé em busca de argumentos racionais a partir de uma matriz platônica.

· Santo Agustinho: a certeza da razão por meio da fé; trajetória intelectual marcada
pelo maniqueísmo, ceticismo, neoplatonismo, cristianismo; “ o mal é o afastamento de Deus”.

ESCOLÁSTICA
· Carlos Magno: o rei semi-analfabeto que fomentou a cultura; organizou o ensino por todo o
seu império e fundar escolas ligadas às instituições católicas;

· Historiador francês Jacques Lê Goff: privilegia o estudo da linguagem (o trivium) para
depois passar para o exame das coisas (o quadrivium).

· São Tomás de Aquino: a cristalização de Aristóteles; inseriu o movimento escolástico,
o tomismo; elaborou cinco argumentos para provar a existência de Deus.

PERÍODO MEDIEVAL

A Construção De Uma Nova Imagem Do Homem E Do Universo.

- Teocentrismo, antropocentrismo, humanismo; desenvolvimento do racionalismo e da ciência experimental, individualismo, nacionalismo; movimento artístico e científico denominado renascimento.

· Pensador italiano Giodano Bruno, apresentou a teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico.

· Filósofo francês Maurice Merleau-Ponty: “grande racionalismo”;

· Galileu Galilei: um mundo sem encantos apenas números
- elaborou a lei da queda livre dos corpos; a construções e o aperfeiçoamento
do telescópio;
- introduziu a matemática e a geometria;

· RENÉ DESCARTES: um mundo de idéias claras e distintas
- “Penso, logo existe” ; IDÉIAS INATAS;
- “Cogito ergo sum”
- Tendência idealista, racionalista; Discurso do método; método cartesiano;
qual da verdade.

SÉCULO XVIII – QUESTÃO DO CONHECIMENTO (empirismo inglês)

Destacam-se: Franscis Bacon, John Locke, George Berkeley e David Hume,
Immanuel Kant
· Franscis Bacon : A Experiência Como Fonte Das Idéias; “SENTIDO INTERNO”
- o método experimental contra os ídolos
- “ Saber é poder” ; um dos fundadores do método indutivo de investigação científica.
- “ Método de interpretação da natureza” com cinco passos,

· John Locke: tudo se reduz à mente; “”ser é perceber e ser percebido”;

· George Berkeley: a força do hábito na formação das idéias;Impressões e idéias”; “Investigação acerca do entendimento humano”.

· David Hume: racionalismo dedutivo; teóricos do conhecimento – epistemologistas; ceticismo;

· Immanuel Kant: o tribunal da razão;
- “Confesso que David Hume me despertou, pela primeira vez, do meu sono
dogmático”. Para Kant é Belo tudo aquilo que, sem nenhuma intelectualização,
é objeto de uma satisfação do espírito; ou seja, o belo é tudo aquilo que
agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo inteligentemente, supera
a objetividade – subjetividade – ocasião do prazer; ´é o sentimento do sujeito e não
o conceito do objeto.

- Obra “crítica da razão pura” , conhecimento empírico (a posteriori);
conhecimento puro (priori), juízo analítico; juízo sintético a posteriori;
juízo sintético a priori.
- Obra: Livro;” Crítica da faculdade do juízo”.

O MOVIMENTO ILUMINISTA DO SÉCULO XVIII – ideólogos da burguesia

– A razão em busca de liberdade; desenvolvimento do capitalismo.
· Lucien Goldmann: defendia a atividade econômica: o comércio
- Igualdade jurídica; tolerância religiosa; liberdade pessoal e social, propriedade
privada.

· Charles de Secondat conhecido por barão Montesquieu :
- ,Propôs a divisão dos três poderes: Executivo, Judiciário e o Legislativo.
- Obra: O espírito das leis”, que dizia : lei é uma relação necessária
que decorre da natureza das coisas”
· Voltaire: estilo literário irônico;
- Frase: “Posso não concordo com nenhuma das palavras que você diz,
mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”.

· Diderot e D’Alembert:
- organizadores de uma enciclopédia de 33 volumes de conhecimentos científicos
e filosóficos – autores que também colaboração: Buffon, Montesquieu,
Turgot, Condorcet,Voltaire, Holbach e Rousseau.

· Jean-Jacques Rousseau: ( 2º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA
- Dentro da filosofia política, Rousseau escreveu: “Discurso entre a origem
da desigualdade entre os homens”- onde ele glorifica os valores da vida
natural e ataca a corrupção, a avareza e os vícios da sociedade civilizada;
- obras: “Do contrato social” – defendia o pacto social.
“o discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens”;
o Mito “bom selvagem”
“ Emílio” – fala da educação
- Propôs uma concepção nova de ensino, baseada nas necessidades e interesses
imediatas da criança.

· João Amós Comênio – ( 1º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA)
Pastor protestante.
- Elaborou a Primeira Obra Clássica sobre a Didática “ A Didática Magna”.

· Henrique Pestalozzi – suíço - ( 3º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA)
- Dava grande importância ao método intuitivo, levando os alunos
a desenvolverem o senso de observação, análise dos objetos e fenômenos
da natureza e a capacidade da linguagem, através da qual se expressa em
palavras o resultado das observações.

· Johann Friedrich Herbart – ( 4º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA)
Pensador alemão
- educação pela instrução; inspirador da Pedagogia Conservadora;
-Junto com uma formulação teórica dos fins da educação e da Pedagogia
como ciência, desenvolveu uma análise do processo psicológico-didático de
aquisição de conhecimentos, sob a direção do professor.
- Estabeleceu os quatro passos didáticos:
ü 1º preparação e apresentação da matéria com Clareza;
ü 2º Associação entre as idéias antigas e as novas;
ü 3º Sistematização dos conhecimentos
ü 4º Aplicação, Uso do conhecimento = Método.

PENSADORES da Pedagogia Renovada - Movimento Escolanovista –
inspirada nas idéias de ROUSSEAU:

· W. Guilherme Dilthey – ( 5º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA)
- Ativista alemão, espiritualista católico,
- desenvolveu a Pedagogia Científico-Espiritual que se espalhou em toda
Europa, essencialmente na Espanha e no Brasil.

· Johm Dewey – ( 6º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA)
- Educação pela ação;
- Representante da Pedagogia Pragmática ou Progressista;

· Anísio Teixeira – ( 7º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA) – BRASIL
- Líder do movimento de Pioneiros da Escola Nova no início da década de 30.

· Montessori – pensador do Brasil
- Corrente vitalista - teoria

SEGUIDORES da Pedagogia Científico-Espiritual DE DITHEY
· Theodor Litt
· Eduard Spranger
· Hermann Nohl
· Luis Alves de Mattos - seguidor de Dithey no BRASIL
- Didática moderna
- Livro: Sumário de Didática Geral – fala que o aluno é o fator pessoal decisivo
na situação escolar.
- Propôs a Teoria do Ciclo docente – que é o ciclo didático em ação.

· Onofre de Arruda Penteado Júnior - também seguidor de Dithey

OUTROS pensadores da Didática
· Carl Rogers
– Seguidor da Teoria progressista não-diretiva;

· Maria Teresa Montoan
- Adesão a inclusão exige dos educadores a compreensão de que os alunos são
diferentes; a avaliação deve levar em conta as respostas dos alunos e não rompem
com a prática de avaliação classificatória;

· Paulo Freire
- Ensinar é desafiar os educandos a pensar em sua prática.
- Teoria da prática.

· José Carlos Libâneo
- Para realizar um planejamento é preciso saber com segurança a direção que
queremos dar ao processo educativo na nossa sociedade.
- Historicamente o ensino consistia em: ler – escrever – contar.


· Luis Antonio Cunha
- O sistema de educação brasileiro tem um obstáculo para o seu desenvolvimento –
a resistência daqueles que se beneficiam do sistema vigente, até hoje.

· João Batista Bastos
- Plano prioritário é a gestão, no entanto, as condições desumanas no trabalho
escolar pode gerar: conformismo, sentimentos de impotência nos educadores.

PESQUISAS se Bolduina, Rgnano e Piaget, demonstram:

- “ a necessidade de verificar o pensamento nasce pela primeira vez quando há uma
discussão entre crianças, e só depois disso o pensamento apresenta-se na criança
como atividade interna”.

TEXTO ORIGINAL DE VISGOSTKY

-“ O que a criança pode fazer hoje com auxílio dos adultos poderá fazê-lo amanhã
por si só”.

LDB

A Educação básica composta de:
Educação infantil – ensino fundamental – ensino médio

CONTINUAÇÃO DOS FILÓSOFOS:

· Adam Smith: principal representante do liberalismo econômico;
- autor de: “ensaio sobre a riqueza das nações”.

SÉCULO XIX- Período de grandes contradições;

- Traição de Napoleão as idéias revolucionárias, marcha para dominar a Europa; promessa da era industrial.

· Georg Wilhelm Friedrich Hegel : o idealismo alemão –“ a incessante busca da totalidade e do absoluto”; esforça-se para construir um conceito de absoluto, tentando reunificar a razão; Filosofia dialética.

- Principais obras: Fenomenologia do espírito, Princípios da Filosofia do
direito e Lições sobre a história da filosofia.
- principais pensadores do idealismo: Fichte, Schelling e Hegel.
- Frases: Aconteça o que acontecer, cada indivíduo é filho de seu tempo;
da mesma forma, a filosofia resume no pensamento o seu próprio tempo;
A ciência absoluta é o único objeto e conteúdo da filosofia; ... a filosofia
chega sempre tarde...
-“ A origem da família, da propriedade privada e perspectivas do Homem”;
- a beleza muda de face e de aspecto através dos tempos;
-“ O feio não pode ser objeto de arte” .

· Augusto Comte: o positivista
- culto da ciências; sacralização do método científico;
-Temas centrais: é a necessidade de uma reorganização completa
na sociedade: “encarregado de instituir a ordem de uma maneira soberana”;
idéias: reestruturação intelectual
-Obras: A lei dos três estados; a classificação das ciências; reforma intelectual
da sociedade.

FILOSOFIA MODERMA – Renascentistas

· Nicolau Copérnico: sacerdote polonês
- Livro: “ Da revolução das esferas celestes” .

· Papa Gregoriano IX:
- criou a inquisição

· Leonardo da Vinci
- Frases: “ a força do indivíduo e o homem universalmente; A experiência não
engana nunca; o homem é o modelo do mundo”.

· Nicolau de Cusa
- A visão da matemática e não-heirarquizada do universo;
- “ O senhor tudo criou com conta, peso e medida”;
- E assim como a Terra não é o centro do mundo,..

· Michel de Montaigne
- “Dizem que filosofar é duvidar;”
-“ O Homem deve duvidar conforme sua razão e consciência. E se
poder decidir que fique na dúvida, pois só os loucos têm certeza absoluta
de sua opinião”.

OBRAS E PENSADORES:
· Sônia Goldfeder: trouxe a filosofia do Café para o Brasil

· Marc Sautet – pensador francês: papos filosóficos no Café de Phares;é de Phares;

· Bertrand Russell: “ O diálogo de Platão nunca é seco. É um ritmo vivo, um movimento fluido”. “Fundamentos da filosofia”.

· Chaim Peremam – Senso Comum
- Frases: Filho de peixinho é;

SÉCULO XX – filósofos inspiradores do existencialismo

· Soren Aabye Kierkegaard: o indivíduo e sua especificidade no mundo
- “O ser humano é uma síntese de infinito e finito, de eterno e transitório,
de liberdade e necessidade”;
- Livros: “O conceito de angústia; Temor e tremor; Etapas no caminho da vida;
O desespero humano (Doença até a morte)”; considerado pai do existencialismo;

· Friedrich Wilhelm Nietzsche: do julgamento da civilização à questão da existência humana
- “ Deus está morto”; escreveu sob a forma de aforismo (máximas ou sentenças curtas
que exprimem um conceito); teve preocupação básica uma critica profunda e impiedosa
à civilização ocidental; A propósito de fúria teria dito de si mesmo; “Não sou um homem,
sou uma dinamite”. Ser niilista (morte de Deus).

· Edmund Husserl: o retorno às próprias coisas
- Obra: “ Ser e Tempo”; +-.descreveu as características básicas da existência inautêntica,
na qual o EU humano é destruído e arruinado pelos outros;

· Martin Heidegger:
- Obra: “ ser e tempo” – o sentido do ser;
- A palavra Dasein – cujo sentido é ser-aí, estar-aí. - O homem pode transcender.

· Jean-Paul Satre
- na análise do ser distingue o ente em-si (compacto, rígido, imóvel) e o ente para si
(não-estático, não-cheio, acessível às possibilidades). O homem é um ente para-si.
- Obra mais importante: “O ser e o nada”.

DETERMINISMO
· Watson Skinner
- Séc. XX o determinismo influenciava a visão positivista nas ciências humanas.

· Taine
- discípulo de Comte – leis da sociologia, segundo as quais toda vida humana social se explica
por três fatores: a raça, o meio e o momento.

· Bossuet
- Séc. XVII – Tratado sobre o livre-arbítrio – o homem é livre e determinado.

· Noberto Bobbio - ideologia
- conceito de ideologia possui o conceito forte- aquela que uma classe domina a outra;
e o conceito fraca – concepção que todo grupo social possui uma ideologia sem dominação.
OS GRANDES PENSADORES

PRÉ-SOCRÁTICOS

(Aurora da filosofia)- o declínio do difuso mundo dos mitos
Os pensadores de Mileto: a busca de um princípio para todas as coisas – Cosmologia.
Principais escolas: Jônica: Tales, Anaximandro e Anaxímenes.
Pitagórica: Pitágoras
Mobilista: Heráclito
Eleática: Parmênides e Zenão
Agrigentina: Empédocles
Atomista: Leucipo e Demócrito
· Tales de Mileto:
- Concluiu que a “água é a substância primordial”
- Pai da filosofia; Tudo é água.

· Anaximandro de Mileto:
-“Nem água nem algum dos elementos (o fogo, o ar, etc), mas alguma substância diferente,
ilimitada, e dela nasce os céus e os mundos neles contidos”; determinou o indeterminado,
o infinito. O apeíron seria uma “massa geradora” dos seres;

· Anaxímenes de Mileto:
-“ E assim como nossa alma, que o ar, nos mantém unidos, da mesma maneira o vento
envolve todo o mundo”.

· Pitágoras de Samos : o culto da matemática ; criou a palavra filosofia.
- “Todas as coisas são números”

· Heráclito de Éfeso : o movimento perpétuo do mundo
- Tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo;
- O ser não é mais que o vir-a-ser.
- não podemos banhar duas vezes no mesmo rio;
- defendia dois caminhos: razão e essência
.
- Criou a Escola chamada mobilista (de movimento)
- Para ele, a vida era um fluxo constante, impulsionado pela luta de forças contrárias:
a ordem e a desordem, belo e o feio, a construção e a destruição, a justiça e a injustiça, etc.
- Filosofia dialética na antiguidade
- Preocupação com conhecimento,

OS PENSADORES ELEÁTICOS: O início dos estudos sobre o ser e o conhecer

· Parmêncides de Eléia : “ O ente é; pois é ser e nada não é”.
- Concluiu que o ser é eterno, único, imóvel e ilimitado.
- onde se torna o contrário de si mesmo - (o dia vira noite)
- conhecer é alcançar o idêntico imutável;

· Zenão de Eléia: “O que se move sempre está no mesmo agora”.
- Paradoxo de Zenão, que se refere à corrida de Aquiles com uma tartaruga.

· Empédocles de Agrigento: a unidade de tudo aquilo que se ama
- Defendia a existência de quatro elementos primordiais, que constituem as raízes de todas
as coisas percebidas: o fogo, a terra, a água e o ar.
- Esses elementos são movidos e misturados de diferentes maneiras e função de dois
princípios universais opostos: o amor e o ódio.

· Demócrito de Abdera - grego: o átomo como explicação da adversidade.
- “O homem, um microcosmo”;
- Responsável pelo desenvolvimento do atomismo – o que não pode ser dividido ou cortado
ao meio; “ a concepção mecanicista”.
- concepção de duro e o molhe; doce e o amargo; liso e o áspero;

A FILOSOFIA NO PERÍODO CLÁSSICO AO GRECO-ROMANO
- “Cidades da polis”
- “ O homem é um animal político”

SOFISTAS (SÁBIOS) :

Os primeiros mestres na arte da argumentação. São eles: Platão (se considerou sofista), Protágoras, Górgias e outros - Surgimento de concepções filosóficas relativistas sobre as coisas;
· Protágoras de Abdera; o homem como medida;
- O homem é a medida de tudo o que existe.
- Subjetivismo realativista

· Górgias de Leontini: o grande orador;
- ceticismo absoluto; nada existia; se existisse, não poderá ser conhecido.

· Sócrates de Atenas: o homem que sabia pensar
- Não deixou nada escrito, e o que se sabe de seu pensamento vem dos textos de
seus discípulos.
- “conhece-te a ti mesmo”; Desenvolveu dois movimentos: ironia e maiêutica;
- Dele se disse: os outros filósofos ensinaram a filosofia, ele a viveu.

· Platão de Atenas: Das aparências ao mundo das idéias perfeitas
- Teoria das idéias; Platão o mais sábios e o mais justo dos homens; “amor as opiniões”
amor ao saber. “Teoria dos dois mundos : do ser e do menos ser”;
- idéias políticas - expressões na República;
- “ o mito da caverna” ;

FUNDAMENTOS DO PODER POLÍTICO

· Aristóteles de Estagira: Do nascimento da lógica à ordenação do universo
- Desenvolveu a lógica – raciocínio; concepção da realidade;
- concepção do ser – essência e acidente; necessidade e contingência; ato e potencia; teoria
da casualidade; definição de homem ser racional;
- o homem como um ser animal político, ser social;
- a organização social adequada a natureza e a polis.

· Jean Bodin – a defesa do governo nas mãos de um só.
-Utilizava o termo república em seu sentido etimológico de coisas pública ( do latim
res, “coisa” ) e não a forma de governo oposta monarquia.;

· Thomas Hobbes: o estado para domar o lobo do próprio homem.
- Palavras de Hobbes: o homem era o lobo do próprio homem (homo homini lupus).
- livros: O Leviatã – refere-se ao monstro bíblico citado no Livro de jó (Bíblia) ;
( fala das relações entre o indivíduo e o estado);
-Obra: “Sobre o cidadão” – para Hobbes, o homem só passa a viver em sociedade diante de
uma ameaça para preservar a vida.

· Karl Max e Friedrich Engels : O Estado como produto e instrumento de contrato da classe dominante.
- para os dois filósofos a sociedade humana primitiva era uma sociedade sem classes e
sem Estado.
- O Estado surgiu quando, um certo estágio econômico, também surgiram a desigualdades
de classes e os conflitos entre os explorados e exploradores. O papel do Estado é amortecer
o choque desses conflitos
- Marx escreveu Glosas críticas: “ O rei da Prússia e a reforma social” .

FILOSOFIA HELENÍSTICA: “O mundo em que o homem ficou só”.

- Esse período corresponde aa continuidade das escolas Platônica (Academia)
e Aristotélica (Liceu) dirigidas por Platão e Aristóteles

· Zenão de Cítio – estoicismo, esses representantes dessa escola, conhecidos como estóicos, defendiam um espírito de completa austeridade física e mental.

· Epicuro – hedonismo também conhecida como epicurismo, defendia a idéia de que o ser humano deve buscar o prazer da vida;

· Pirro de Elida – nenhum conhecimento sobre as coisas é seguro, tudo é incerto; o pirronismo é considerado uma forma de ceticismo.


PERÍODO GRECO-ROMANO: A filosofia “pagã” e a penetração do cristianismo.

- Os pensadores desse período: Sêneca, Cícero, Plotino, Plutarco

-Dedicaram-se muito mais a tarefa de assimilar e desenvolver as contribuições herdadas
- Difusão e consolidação do cristianismo, através da Igreja católica.

PATRISTICA
A fé em busca de argumentos racionais a partir de uma matriz platônica.

· Santo Agustinho: a certeza da razão por meio da fé; trajetória intelectual marcada
pelo maniqueísmo, ceticismo, neoplatonismo, cristianismo; “ o mal é o afastamento de Deus”.

ESCOLÁSTICA
· Carlos Magno: o rei semi-analfabeto que fomentou a cultura; organizou o ensino por todo o
seu império e fundar escolas ligadas às instituições católicas;

· Historiador francês Jacques Lê Goff: privilegia o estudo da linguagem (o trivium) para
depois passar para o exame das coisas (o quadrivium).

· São Tomás de Aquino: a cristalização de Aristóteles; inseriu o movimento escolástico,
o tomismo; elaborou cinco argumentos para provar a existência de Deus.

PERÍODO MEDIEVAL

A Construção De Uma Nova Imagem Do Homem E Do Universo.

- Teocentrismo, antropocentrismo, humanismo; desenvolvimento do racionalismo e da ciência experimental, individualismo, nacionalismo; movimento artístico e científico denominado renascimento.

· Pensador italiano Giodano Bruno, apresentou a teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico.

· Filósofo francês Maurice Merleau-Ponty: “grande racionalismo”;

· Galileu Galilei: um mundo sem encantos apenas números
- elaborou a lei da queda livre dos corpos; a construções e o aperfeiçoamento
do telescópio;
- introduziu a matemática e a geometria;

· RENÉ DESCARTES: um mundo de idéias claras e distintas
- “Penso, logo existe” ; IDÉIAS INATAS;
- “Cogito ergo sum”
- Tendência idealista, racionalista; Discurso do método; método cartesiano;
qual da verdade.

SÉCULO XVIII – QUESTÃO DO CONHECIMENTO (empirismo inglês)

Destacam-se: Franscis Bacon, John Locke, George Berkeley e David Hume,
Immanuel Kant
· Franscis Bacon : A Experiência Como Fonte Das Idéias; “SENTIDO INTERNO”
- o método experimental contra os ídolos
- “ Saber é poder” ; um dos fundadores do método indutivo de investigação científica.
- “ Método de interpretação da natureza” com cinco passos,

· John Locke: tudo se reduz à mente; “”ser é perceber e ser percebido”;

· George Berkeley: a força do hábito na formação das idéias;Impressões e idéias”; “Investigação acerca do entendimento humano”.

· David Hume: racionalismo dedutivo; teóricos do conhecimento – epistemologistas; ceticismo;

· Immanuel Kant: o tribunal da razão;
- “Confesso que David Hume me despertou, pela primeira vez, do meu sono
dogmático”. Para Kant é Belo tudo aquilo que, sem nenhuma intelectualização,
é objeto de uma satisfação do espírito; ou seja, o belo é tudo aquilo que
agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo inteligentemente, supera
a objetividade – subjetividade – ocasião do prazer; ´é o sentimento do sujeito e não
o conceito do objeto.

- Obra “crítica da razão pura” , conhecimento empírico (a posteriori);
conhecimento puro (priori), juízo analítico; juízo sintético a posteriori;
juízo sintético a priori.
- Obra: Livro;” Crítica da faculdade do juízo”.

O MOVIMENTO ILUMINISTA DO SÉCULO XVIII – ideólogos da burguesia

– A razão em busca de liberdade; desenvolvimento do capitalismo.
· Lucien Goldmann: defendia a atividade econômica: o comércio
- Igualdade jurídica; tolerância religiosa; liberdade pessoal e social, propriedade
privada.

· Charles de Secondat conhecido por barão Montesquieu :
- ,Propôs a divisão dos três poderes: Executivo, Judiciário e o Legislativo.
- Obra: O espírito das leis”, que dizia : lei é uma relação necessária
que decorre da natureza das coisas”
· Voltaire: estilo literário irônico;
- Frase: “Posso não concordo com nenhuma das palavras que você diz,
mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”.

· Diderot e D’Alembert:
- organizadores de uma enciclopédia de 33 volumes de conhecimentos científicos
e filosóficos – autores que também colaboração: Buffon, Montesquieu,
Turgot, Condorcet,Voltaire, Holbach e Rousseau.

· Jean-Jacques Rousseau: ( 2º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA
- Dentro da filosofia política, Rousseau escreveu: “Discurso entre a origem
da desigualdade entre os homens”- onde ele glorifica os valores da vida
natural e ataca a corrupção, a avareza e os vícios da sociedade civilizada;
- obras: “Do contrato social” – defendia o pacto social.
“o discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens”;
o Mito “bom selvagem”
“ Emílio” – fala da educação
- Propôs uma concepção nova de ensino, baseada nas necessidades e interesses
imediatas da criança.

· João Amós Comênio – ( 1º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA)
Pastor protestante.
- Elaborou a Primeira Obra Clássica sobre a Didática “ A Didática Magna”.

· Henrique Pestalozzi – suíço - ( 3º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA)
- Dava grande importância ao método intuitivo, levando os alunos
a desenvolverem o senso de observação, análise dos objetos e fenômenos
da natureza e a capacidade da linguagem, através da qual se expressa em
palavras o resultado das observações.

· Johann Friedrich Herbart – ( 4º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA)
Pensador alemão
- educação pela instrução; inspirador da Pedagogia Conservadora;
-Junto com uma formulação teórica dos fins da educação e da Pedagogia
como ciência, desenvolveu uma análise do processo psicológico-didático de
aquisição de conhecimentos, sob a direção do professor.
- Estabeleceu os quatro passos didáticos:
ü 1º preparação e apresentação da matéria com Clareza;
ü 2º Associação entre as idéias antigas e as novas;
ü 3º Sistematização dos conhecimentos
ü 4º Aplicação, Uso do conhecimento = Método.

PENSADORES da Pedagogia Renovada - Movimento Escolanovista –
inspirada nas idéias de ROUSSEAU:

· W. Guilherme Dilthey – ( 5º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA)
- Ativista alemão, espiritualista católico,
- desenvolveu a Pedagogia Científico-Espiritual que se espalhou em toda
Europa, essencialmente na Espanha e no Brasil.

· Johm Dewey – ( 6º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA)
- Educação pela ação;
- Representante da Pedagogia Pragmática ou Progressista;

· Anísio Teixeira – ( 7º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA) – BRASIL
- Líder do movimento de Pioneiros da Escola Nova no início da década de 30.

· Montessori – pensador do Brasil
- Corrente vitalista - teoria

SEGUIDORES da Pedagogia Científico-Espiritual DE DITHEY
· Theodor Litt
· Eduard Spranger
· Hermann Nohl
· Luis Alves de Mattos - seguidor de Dithey no BRASIL
- Didática moderna
- Livro: Sumário de Didática Geral – fala que o aluno é o fator pessoal decisivo
na situação escolar.
- Propôs a Teoria do Ciclo docente – que é o ciclo didático em ação.

· Onofre de Arruda Penteado Júnior - também seguidor de Dithey

OUTROS pensadores da Didática
· Carl Rogers
– Seguidor da Teoria progressista não-diretiva;

· Maria Teresa Montoan
- Adesão a inclusão exige dos educadores a compreensão de que os alunos são
diferentes; a avaliação deve levar em conta as respostas dos alunos e não rompem
com a prática de avaliação classificatória;

· Paulo Freire
- Ensinar é desafiar os educandos a pensar em sua prática.
- Teoria da prática.

· José Carlos Libâneo
- Para realizar um planejamento é preciso saber com segurança a direção que
queremos dar ao processo educativo na nossa sociedade.
- Historicamente o ensino consistia em: ler – escrever – contar.


· Luis Antonio Cunha
- O sistema de educação brasileiro tem um obstáculo para o seu desenvolvimento –
a resistência daqueles que se beneficiam do sistema vigente, até hoje.

· João Batista Bastos
- Plano prioritário é a gestão, no entanto, as condições desumanas no trabalho
escolar pode gerar: conformismo, sentimentos de impotência nos educadores.

PESQUISAS se Bolduina, Rgnano e Piaget, demonstram:

- “ a necessidade de verificar o pensamento nasce pela primeira vez quando há uma
discussão entre crianças, e só depois disso o pensamento apresenta-se na criança
como atividade interna”.

TEXTO ORIGINAL DE VISGOSTKY

-“ O que a criança pode fazer hoje com auxílio dos adultos poderá fazê-lo amanhã
por si só”.

LDB

A Educação básica composta de:
Educação infantil – ensino fundamental – ensino médio

CONTINUAÇÃO DOS FILÓSOFOS:

· Adam Smith: principal representante do liberalismo econômico;
- autor de: “ensaio sobre a riqueza das nações”.

SÉCULO XIX- Período de grandes contradições;

- Traição de Napoleão as idéias revolucionárias, marcha para dominar a Europa; promessa da era industrial.

· Georg Wilhelm Friedrich Hegel : o idealismo alemão –“ a incessante busca da totalidade e do absoluto”; esforça-se para construir um conceito de absoluto, tentando reunificar a razão; Filosofia dialética.

- Principais obras: Fenomenologia do espírito, Princípios da Filosofia do
direito e Lições sobre a história da filosofia.
- principais pensadores do idealismo: Fichte, Schelling e Hegel.
- Frases: Aconteça o que acontecer, cada indivíduo é filho de seu tempo;
da mesma forma, a filosofia resume no pensamento o seu próprio tempo;
A ciência absoluta é o único objeto e conteúdo da filosofia; ... a filosofia
chega sempre tarde...
-“ A origem da família, da propriedade privada e perspectivas do Homem”;
- a beleza muda de face e de aspecto através dos tempos;
-“ O feio não pode ser objeto de arte” .

· Augusto Comte: o positivista
- culto da ciências; sacralização do método científico;
-Temas centrais: é a necessidade de uma reorganização completa
na sociedade: “encarregado de instituir a ordem de uma maneira soberana”;
idéias: reestruturação intelectual
-Obras: A lei dos três estados; a classificação das ciências; reforma intelectual
da sociedade.

FILOSOFIA MODERMA – Renascentistas

· Nicolau Copérnico: sacerdote polonês
- Livro: “ Da revolução das esferas celestes” .

· Papa Gregoriano IX:
- criou a inquisição

· Leonardo da Vinci
- Frases: “ a força do indivíduo e o homem universalmente; A experiência não
engana nunca; o homem é o modelo do mundo”.

· Nicolau de Cusa
- A visão da matemática e não-heirarquizada do universo;
- “ O senhor tudo criou com conta, peso e medida”;
- E assim como a Terra não é o centro do mundo,..

· Michel de Montaigne
- “Dizem que filosofar é duvidar;”
-“ O Homem deve duvidar conforme sua razão e consciência. E se
poder decidir que fique na dúvida, pois só os loucos têm certeza absoluta
de sua opinião”.

OBRAS E PENSADORES:
· Sônia Goldfeder: trouxe a filosofia do Café para o Brasil

· Marc Sautet – pensador francês: papos filosóficos no Café de Phares;é de Phares;

· Bertrand Russell: “ O diálogo de Platão nunca é seco. É um ritmo vivo, um movimento fluido”. “Fundamentos da filosofia”.

· Chaim Peremam – Senso Comum
- Frases: Filho de peixinho é;

SÉCULO XX – filósofos inspiradores do existencialismo

· Soren Aabye Kierkegaard: o indivíduo e sua especificidade no mundo
- “O ser humano é uma síntese de infinito e finito, de eterno e transitório,
de liberdade e necessidade”;
- Livros: “O conceito de angústia; Temor e tremor; Etapas no caminho da vida;
O desespero humano (Doença até a morte)”; considerado pai do existencialismo;

· Friedrich Wilhelm Nietzsche: do julgamento da civilização à questão da existência humana
- “ Deus está morto”; escreveu sob a forma de aforismo (máximas ou sentenças curtas
que exprimem um conceito); teve preocupação básica uma critica profunda e impiedosa
à civilização ocidental; A propósito de fúria teria dito de si mesmo; “Não sou um homem,
sou uma dinamite”. Ser niilista (morte de Deus).

· Edmund Husserl: o retorno às próprias coisas
- Obra: “ Ser e Tempo”; +-.descreveu as características básicas da existência inautêntica,
na qual o EU humano é destruído e arruinado pelos outros;

· Martin Heidegger:
- Obra: “ ser e tempo” – o sentido do ser;
- A palavra Dasein – cujo sentido é ser-aí, estar-aí. - O homem pode transcender.

· Jean-Paul Satre
- na análise do ser distingue o ente em-si (compacto, rígido, imóvel) e o ente para si
(não-estático, não-cheio, acessível às possibilidades). O homem é um ente para-si.
- Obra mais importante: “O ser e o nada”.

DETERMINISMO
· Watson Skinner
- Séc. XX o determinismo influenciava a visão positivista nas ciências humanas.

· Taine
- discípulo de Comte – leis da sociologia, segundo as quais toda vida humana social se explica
por três fatores: a raça, o meio e o momento.

· Bossuet
- Séc. XVII – Tratado sobre o livre-arbítrio – o homem é livre e determinado.

· Noberto Bobbio - ideologia
- conceito de ideologia possui o conceito forte- aquela que uma classe domina a outra;
e o conceito fraca – concepção que todo grupo social possui uma ideologia sem dominação.
OS GRANDES PENSADORES

PRÉ-SOCRÁTICOS

(Aurora da filosofia)- o declínio do difuso mundo dos mitos
Os pensadores de Mileto: a busca de um princípio para todas as coisas – Cosmologia.
Principais escolas: Jônica: Tales, Anaximandro e Anaxímenes.
Pitagórica: Pitágoras
Mobilista: Heráclito
Eleática: Parmênides e Zenão
Agrigentina: Empédocles
Atomista: Leucipo e Demócrito
· Tales de Mileto:
- Concluiu que a “água é a substância primordial”
- Pai da filosofia; Tudo é água.

· Anaximandro de Mileto:
-“Nem água nem algum dos elementos (o fogo, o ar, etc), mas alguma substância diferente,
ilimitada, e dela nasce os céus e os mundos neles contidos”; determinou o indeterminado,
o infinito. O apeíron seria uma “massa geradora” dos seres;

· Anaxímenes de Mileto:
-“ E assim como nossa alma, que o ar, nos mantém unidos, da mesma maneira o vento
envolve todo o mundo”.

· Pitágoras de Samos : o culto da matemática ; criou a palavra filosofia.
- “Todas as coisas são números”

· Heráclito de Éfeso : o movimento perpétuo do mundo
- Tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo;
- O ser não é mais que o vir-a-ser.
- não podemos banhar duas vezes no mesmo rio;
- defendia dois caminhos: razão e essência
.
- Criou a Escola chamada mobilista (de movimento)
- Para ele, a vida era um fluxo constante, impulsionado pela luta de forças contrárias:
a ordem e a desordem, belo e o feio, a construção e a destruição, a justiça e a injustiça, etc.
- Filosofia dialética na antiguidade
- Preocupação com conhecimento,

OS PENSADORES ELEÁTICOS: O início dos estudos sobre o ser e o conhecer

· Parmêncides de Eléia : “ O ente é; pois é ser e nada não é”.
- Concluiu que o ser é eterno, único, imóvel e ilimitado.
- onde se torna o contrário de si mesmo - (o dia vira noite)
- conhecer é alcançar o idêntico imutável;

· Zenão de Eléia: “O que se move sempre está no mesmo agora”.
- Paradoxo de Zenão, que se refere à corrida de Aquiles com uma tartaruga.

· Empédocles de Agrigento: a unidade de tudo aquilo que se ama
- Defendia a existência de quatro elementos primordiais, que constituem as raízes de todas
as coisas percebidas: o fogo, a terra, a água e o ar.
- Esses elementos são movidos e misturados de diferentes maneiras e função de dois
princípios universais opostos: o amor e o ódio.

· Demócrito de Abdera - grego: o átomo como explicação da adversidade.
- “O homem, um microcosmo”;
- Responsável pelo desenvolvimento do atomismo – o que não pode ser dividido ou cortado
ao meio; “ a concepção mecanicista”.
- concepção de duro e o molhe; doce e o amargo; liso e o áspero;

A FILOSOFIA NO PERÍODO CLÁSSICO AO GRECO-ROMANO
- “Cidades da polis”
- “ O homem é um animal político”

SOFISTAS (SÁBIOS) :

Os primeiros mestres na arte da argumentação. São eles: Platão (se considerou sofista), Protágoras, Górgias e outros - Surgimento de concepções filosóficas relativistas sobre as coisas;
· Protágoras de Abdera; o homem como medida;
- O homem é a medida de tudo o que existe.
- Subjetivismo realativista

· Górgias de Leontini: o grande orador;
- ceticismo absoluto; nada existia; se existisse, não poderá ser conhecido.

· Sócrates de Atenas: o homem que sabia pensar
- Não deixou nada escrito, e o que se sabe de seu pensamento vem dos textos de
seus discípulos.
- “conhece-te a ti mesmo”; Desenvolveu dois movimentos: ironia e maiêutica;
- Dele se disse: os outros filósofos ensinaram a filosofia, ele a viveu.

· Platão de Atenas: Das aparências ao mundo das idéias perfeitas
- Teoria das idéias; Platão o mais sábios e o mais justo dos homens; “amor as opiniões”
amor ao saber. “Teoria dos dois mundos : do ser e do menos ser”;
- idéias políticas - expressões na República;
- “ o mito da caverna” ;

FUNDAMENTOS DO PODER POLÍTICO

· Aristóteles de Estagira: Do nascimento da lógica à ordenação do universo
- Desenvolveu a lógica – raciocínio; concepção da realidade;
- concepção do ser – essência e acidente; necessidade e contingência; ato e potencia; teoria
da casualidade; definição de homem ser racional;
- o homem como um ser animal político, ser social;
- a organização social adequada a natureza e a polis.

· Jean Bodin – a defesa do governo nas mãos de um só.
-Utilizava o termo república em seu sentido etimológico de coisas pública ( do latim
res, “coisa” ) e não a forma de governo oposta monarquia.;

· Thomas Hobbes: o estado para domar o lobo do próprio homem.
- Palavras de Hobbes: o homem era o lobo do próprio homem (homo homini lupus).
- livros: O Leviatã – refere-se ao monstro bíblico citado no Livro de jó (Bíblia) ;
( fala das relações entre o indivíduo e o estado);
-Obra: “Sobre o cidadão” – para Hobbes, o homem só passa a viver em sociedade diante de
uma ameaça para preservar a vida.

· Karl Max e Friedrich Engels : O Estado como produto e instrumento de contrato da classe dominante.
- para os dois filósofos a sociedade humana primitiva era uma sociedade sem classes e
sem Estado.
- O Estado surgiu quando, um certo estágio econômico, também surgiram a desigualdades
de classes e os conflitos entre os explorados e exploradores. O papel do Estado é amortecer
o choque desses conflitos
- Marx escreveu Glosas críticas: “ O rei da Prússia e a reforma social” .

FILOSOFIA HELENÍSTICA: “O mundo em que o homem ficou só”.

- Esse período corresponde aa continuidade das escolas Platônica (Academia)
e Aristotélica (Liceu) dirigidas por Platão e Aristóteles

· Zenão de Cítio – estoicismo, esses representantes dessa escola, conhecidos como estóicos, defendiam um espírito de completa austeridade física e mental.

· Epicuro – hedonismo também conhecida como epicurismo, defendia a idéia de que o ser humano deve buscar o prazer da vida;

· Pirro de Elida – nenhum conhecimento sobre as coisas é seguro, tudo é incerto; o pirronismo é considerado uma forma de ceticismo.


PERÍODO GRECO-ROMANO: A filosofia “pagã” e a penetração do cristianismo.

- Os pensadores desse período: Sêneca, Cícero, Plotino, Plutarco

-Dedicaram-se muito mais a tarefa de assimilar e desenvolver as contribuições herdadas
- Difusão e consolidação do cristianismo, através da Igreja católica.

PATRISTICA
A fé em busca de argumentos racionais a partir de uma matriz platônica.

· Santo Agustinho: a certeza da razão por meio da fé; trajetória intelectual marcada
pelo maniqueísmo, ceticismo, neoplatonismo, cristianismo; “ o mal é o afastamento de Deus”.

ESCOLÁSTICA
· Carlos Magno: o rei semi-analfabeto que fomentou a cultura; organizou o ensino por todo o
seu império e fundar escolas ligadas às instituições católicas;

· Historiador francês Jacques Lê Goff: privilegia o estudo da linguagem (o trivium) para
depois passar para o exame das coisas (o quadrivium).

· São Tomás de Aquino: a cristalização de Aristóteles; inseriu o movimento escolástico,
o tomismo; elaborou cinco argumentos para provar a existência de Deus.

PERÍODO MEDIEVAL

A Construção De Uma Nova Imagem Do Homem E Do Universo.

- Teocentrismo, antropocentrismo, humanismo; desenvolvimento do racionalismo e da ciência experimental, individualismo, nacionalismo; movimento artístico e científico denominado renascimento.

· Pensador italiano Giodano Bruno, apresentou a teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico.

· Filósofo francês Maurice Merleau-Ponty: “grande racionalismo”;

· Galileu Galilei: um mundo sem encantos apenas números
- elaborou a lei da queda livre dos corpos; a construções e o aperfeiçoamento
do telescópio;
- introduziu a matemática e a geometria;

· RENÉ DESCARTES: um mundo de idéias claras e distintas
- “Penso, logo existe” ; IDÉIAS INATAS;
- “Cogito ergo sum”
- Tendência idealista, racionalista; Discurso do método; método cartesiano;
qual da verdade.

SÉCULO XVIII – QUESTÃO DO CONHECIMENTO (empirismo inglês)

Destacam-se: Franscis Bacon, John Locke, George Berkeley e David Hume,
Immanuel Kant
· Franscis Bacon : A Experiência Como Fonte Das Idéias; “SENTIDO INTERNO”
- o método experimental contra os ídolos
- “ Saber é poder” ; um dos fundadores do método indutivo de investigação científica.
- “ Método de interpretação da natureza” com cinco passos,

· John Locke: tudo se reduz à mente; “”ser é perceber e ser percebido”;

· George Berkeley: a força do hábito na formação das idéias;Impressões e idéias”; “Investigação acerca do entendimento humano”.

· David Hume: racionalismo dedutivo; teóricos do conhecimento – epistemologistas; ceticismo;

· Immanuel Kant: o tribunal da razão;
- “Confesso que David Hume me despertou, pela primeira vez, do meu sono
dogmático”. Para Kant é Belo tudo aquilo que, sem nenhuma intelectualização,
é objeto de uma satisfação do espírito; ou seja, o belo é tudo aquilo que
agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo inteligentemente, supera
a objetividade – subjetividade – ocasião do prazer; ´é o sentimento do sujeito e não
o conceito do objeto.

- Obra “crítica da razão pura” , conhecimento empírico (a posteriori);
conhecimento puro (priori), juízo analítico; juízo sintético a posteriori;
juízo sintético a priori.
- Obra: Livro;” Crítica da faculdade do juízo”.

O MOVIMENTO ILUMINISTA DO SÉCULO XVIII – ideólogos da burguesia

– A razão em busca de liberdade; desenvolvimento do capitalismo.
· Lucien Goldmann: defendia a atividade econômica: o comércio
- Igualdade jurídica; tolerância religiosa; liberdade pessoal e social, propriedade
privada.

· Charles de Secondat conhecido por barão Montesquieu :
- ,Propôs a divisão dos três poderes: Executivo, Judiciário e o Legislativo.
- Obra: O espírito das leis”, que dizia : lei é uma relação necessária
que decorre da natureza das coisas”
· Voltaire: estilo literário irônico;
- Frase: “Posso não concordo com nenhuma das palavras que você diz,
mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”.

· Diderot e D’Alembert:
- organizadores de uma enciclopédia de 33 volumes de conhecimentos científicos
e filosóficos – autores que também colaboração: Buffon, Montesquieu,
Turgot, Condorcet,Voltaire, Holbach e Rousseau.

· Jean-Jacques Rousseau: ( 2º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA
- Dentro da filosofia política, Rousseau escreveu: “Discurso entre a origem
da desigualdade entre os homens”- onde ele glorifica os valores da vida
natural e ataca a corrupção, a avareza e os vícios da sociedade civilizada;
- obras: “Do contrato social” – defendia o pacto social.
“o discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens”;
o Mito “bom selvagem”
“ Emílio” – fala da educação
- Propôs uma concepção nova de ensino, baseada nas necessidades e interesses
imediatas da criança.

· João Amós Comênio – ( 1º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA)
Pastor protestante.
- Elaborou a Primeira Obra Clássica sobre a Didática “ A Didática Magna”.

· Henrique Pestalozzi – suíço - ( 3º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA)
- Dava grande importância ao método intuitivo, levando os alunos
a desenvolverem o senso de observação, análise dos objetos e fenômenos
da natureza e a capacidade da linguagem, através da qual se expressa em
palavras o resultado das observações.

· Johann Friedrich Herbart – ( 4º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA)
Pensador alemão
- educação pela instrução; inspirador da Pedagogia Conservadora;
-Junto com uma formulação teórica dos fins da educação e da Pedagogia
como ciência, desenvolveu uma análise do processo psicológico-didático de
aquisição de conhecimentos, sob a direção do professor.
- Estabeleceu os quatro passos didáticos:
ü 1º preparação e apresentação da matéria com Clareza;
ü 2º Associação entre as idéias antigas e as novas;
ü 3º Sistematização dos conhecimentos
ü 4º Aplicação, Uso do conhecimento = Método.

PENSADORES da Pedagogia Renovada - Movimento Escolanovista –
inspirada nas idéias de ROUSSEAU:

· W. Guilherme Dilthey – ( 5º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA)
- Ativista alemão, espiritualista católico,
- desenvolveu a Pedagogia Científico-Espiritual que se espalhou em toda
Europa, essencialmente na Espanha e no Brasil.

· Johm Dewey – ( 6º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA)
- Educação pela ação;
- Representante da Pedagogia Pragmática ou Progressista;

· Anísio Teixeira – ( 7º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA) – BRASIL
- Líder do movimento de Pioneiros da Escola Nova no início da década de 30.

· Montessori – pensador do Brasil
- Corrente vitalista - teoria

SEGUIDORES da Pedagogia Científico-Espiritual DE DITHEY
· Theodor Litt
· Eduard Spranger
· Hermann Nohl
· Luis Alves de Mattos - seguidor de Dithey no BRASIL
- Didática moderna
- Livro: Sumário de Didática Geral – fala que o aluno é o fator pessoal decisivo
na situação escolar.
- Propôs a Teoria do Ciclo docente – que é o ciclo didático em ação.

· Onofre de Arruda Penteado Júnior - também seguidor de Dithey

OUTROS pensadores da Didática
· Carl Rogers
– Seguidor da Teoria progressista não-diretiva;

· Maria Teresa Montoan
- Adesão a inclusão exige dos educadores a compreensão de que os alunos são
diferentes; a avaliação deve levar em conta as respostas dos alunos e não rompem
com a prática de avaliação classificatória;

· Paulo Freire
- Ensinar é desafiar os educandos a pensar em sua prática.
- Teoria da prática.

· José Carlos Libâneo
- Para realizar um planejamento é preciso saber com segurança a direção que
queremos dar ao processo educativo na nossa sociedade.
- Historicamente o ensino consistia em: ler – escrever – contar.


· Luis Antonio Cunha
- O sistema de educação brasileiro tem um obstáculo para o seu desenvolvimento –
a resistência daqueles que se beneficiam do sistema vigente, até hoje.

· João Batista Bastos
- Plano prioritário é a gestão, no entanto, as condições desumanas no trabalho
escolar pode gerar: conformismo, sentimentos de impotência nos educadores.

PESQUISAS se Bolduina, Rgnano e Piaget, demonstram:

- “ a necessidade de verificar o pensamento nasce pela primeira vez quando há uma
discussão entre crianças, e só depois disso o pensamento apresenta-se na criança
como atividade interna”.

TEXTO ORIGINAL DE VISGOSTKY

-“ O que a criança pode fazer hoje com auxílio dos adultos poderá fazê-lo amanhã
por si só”.

LDB

A Educação básica composta de:
Educação infantil – ensino fundamental – ensino médio

CONTINUAÇÃO DOS FILÓSOFOS:

· Adam Smith: principal representante do liberalismo econômico;
- autor de: “ensaio sobre a riqueza das nações”.

SÉCULO XIX- Período de grandes contradições;

- Traição de Napoleão as idéias revolucionárias, marcha para dominar a Europa; promessa da era industrial.

· Georg Wilhelm Friedrich Hegel : o idealismo alemão –“ a incessante busca da totalidade e do absoluto”; esforça-se para construir um conceito de absoluto, tentando reunificar a razão; Filosofia dialética.

- Principais obras: Fenomenologia do espírito, Princípios da Filosofia do
direito e Lições sobre a história da filosofia.
- principais pensadores do idealismo: Fichte, Schelling e Hegel.
- Frases: Aconteça o que acontecer, cada indivíduo é filho de seu tempo;
da mesma forma, a filosofia resume no pensamento o seu próprio tempo;
A ciência absoluta é o único objeto e conteúdo da filosofia; ... a filosofia
chega sempre tarde...
-“ A origem da família, da propriedade privada e perspectivas do Homem”;
- a beleza muda de face e de aspecto através dos tempos;
-“ O feio não pode ser objeto de arte” .

· Augusto Comte: o positivista
- culto da ciências; sacralização do método científico;
-Temas centrais: é a necessidade de uma reorganização completa
na sociedade: “encarregado de instituir a ordem de uma maneira soberana”;
idéias: reestruturação intelectual
-Obras: A lei dos três estados; a classificação das ciências; reforma intelectual
da sociedade.

FILOSOFIA MODERMA – Renascentistas

· Nicolau Copérnico: sacerdote polonês
- Livro: “ Da revolução das esferas celestes” .

· Papa Gregoriano IX:
- criou a inquisição

· Leonardo da Vinci
- Frases: “ a força do indivíduo e o homem universalmente; A experiência não
engana nunca; o homem é o modelo do mundo”.

· Nicolau de Cusa
- A visão da matemática e não-heirarquizada do universo;
- “ O senhor tudo criou com conta, peso e medida”;
- E assim como a Terra não é o centro do mundo,..

· Michel de Montaigne
- “Dizem que filosofar é duvidar;”
-“ O Homem deve duvidar conforme sua razão e consciência. E se
poder decidir que fique na dúvida, pois só os loucos têm certeza absoluta
de sua opinião”.

OBRAS E PENSADORES:
· Sônia Goldfeder: trouxe a filosofia do Café para o Brasil

· Marc Sautet – pensador francês: papos filosóficos no Café de Phares;é de Phares;

· Bertrand Russell: “ O diálogo de Platão nunca é seco. É um ritmo vivo, um movimento fluido”. “Fundamentos da filosofia”.

· Chaim Peremam – Senso Comum
- Frases: Filho de peixinho é;

SÉCULO XX – filósofos inspiradores do existencialismo

· Soren Aabye Kierkegaard: o indivíduo e sua especificidade no mundo
- “O ser humano é uma síntese de infinito e finito, de eterno e transitório,
de liberdade e necessidade”;
- Livros: “O conceito de angústia; Temor e tremor; Etapas no caminho da vida;
O desespero humano (Doença até a morte)”; considerado pai do existencialismo;

· Friedrich Wilhelm Nietzsche: do julgamento da civilização à questão da existência humana
- “ Deus está morto”; escreveu sob a forma de aforismo (máximas ou sentenças curtas
que exprimem um conceito); teve preocupação básica uma critica profunda e impiedosa
à civilização ocidental; A propósito de fúria teria dito de si mesmo; “Não sou um homem,
sou uma dinamite”. Ser niilista (morte de Deus).

· Edmund Husserl: o retorno às próprias coisas
- Obra: “ Ser e Tempo”; +-.descreveu as características básicas da existência inautêntica,
na qual o EU humano é destruído e arruinado pelos outros;

· Martin Heidegger:
- Obra: “ ser e tempo” – o sentido do ser;
- A palavra Dasein – cujo sentido é ser-aí, estar-aí. - O homem pode transcender.

· Jean-Paul Satre
- na análise do ser distingue o ente em-si (compacto, rígido, imóvel) e o ente para si
(não-estático, não-cheio, acessível às possibilidades). O homem é um ente para-si.
- Obra mais importante: “O ser e o nada”.

DETERMINISMO
· Watson Skinner
- Séc. XX o determinismo influenciava a visão positivista nas ciências humanas.

· Taine
- discípulo de Comte – leis da sociologia, segundo as quais toda vida humana social se explica
por três fatores: a raça, o meio e o momento.

· Bossuet
- Séc. XVII – Tratado sobre o livre-arbítrio – o homem é livre e determinado.

· Noberto Bobbio - ideologia
- conceito de ideologia possui o conceito forte- aquela que uma classe domina a outra;
e o conceito fraca – concepção que todo grupo social possui uma ideologia sem dominação.
OS GRANDES PENSADORES

PRÉ-SOCRÁTICOS

(Aurora da filosofia)- o declínio do difuso mundo dos mitos
Os pensadores de Mileto: a busca de um princípio para todas as coisas – Cosmologia.
Principais escolas: Jônica: Tales, Anaximandro e Anaxímenes.
Pitagórica: Pitágoras
Mobilista: Heráclito
Eleática: Parmênides e Zenão
Agrigentina: Empédocles
Atomista: Leucipo e Demócrito
· Tales de Mileto:
- Concluiu que a “água é a substância primordial”
- Pai da filosofia; Tudo é água.

· Anaximandro de Mileto:
-“Nem água nem algum dos elementos (o fogo, o ar, etc), mas alguma substância diferente,
ilimitada, e dela nasce os céus e os mundos neles contidos”; determinou o indeterminado,
o infinito. O apeíron seria uma “massa geradora” dos seres;

· Anaxímenes de Mileto:
-“ E assim como nossa alma, que o ar, nos mantém unidos, da mesma maneira o vento
envolve todo o mundo”.

· Pitágoras de Samos : o culto da matemática ; criou a palavra filosofia.
- “Todas as coisas são números”

· Heráclito de Éfeso : o movimento perpétuo do mundo
- Tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo;
- O ser não é mais que o vir-a-ser.
- não podemos banhar duas vezes no mesmo rio;
- defendia dois caminhos: razão e essência
.
- Criou a Escola chamada mobilista (de movimento)
- Para ele, a vida era um fluxo constante, impulsionado pela luta de forças contrárias:
a ordem e a desordem, belo e o feio, a construção e a destruição, a justiça e a injustiça, etc.
- Filosofia dialética na antiguidade
- Preocupação com conhecimento,

OS PENSADORES ELEÁTICOS: O início dos estudos sobre o ser e o conhecer

· Parmêncides de Eléia : “ O ente é; pois é ser e nada não é”.
- Concluiu que o ser é eterno, único, imóvel e ilimitado.
- onde se torna o contrário de si mesmo - (o dia vira noite)
- conhecer é alcançar o idêntico imutável;

· Zenão de Eléia: “O que se move sempre está no mesmo agora”.
- Paradoxo de Zenão, que se refere à corrida de Aquiles com uma tartaruga.

· Empédocles de Agrigento: a unidade de tudo aquilo que se ama
- Defendia a existência de quatro elementos primordiais, que constituem as raízes de todas
as coisas percebidas: o fogo, a terra, a água e o ar.
- Esses elementos são movidos e misturados de diferentes maneiras e função de dois
princípios universais opostos: o amor e o ódio.

· Demócrito de Abdera - grego: o átomo como explicação da adversidade.
- “O homem, um microcosmo”;
- Responsável pelo desenvolvimento do atomismo – o que não pode ser dividido ou cortado
ao meio; “ a concepção mecanicista”.
- concepção de duro e o molhe; doce e o amargo; liso e o áspero;

A FILOSOFIA NO PERÍODO CLÁSSICO AO GRECO-ROMANO
- “Cidades da polis”
- “ O homem é um animal político”

SOFISTAS (SÁBIOS) :

Os primeiros mestres na arte da argumentação. São eles: Platão (se considerou sofista), Protágoras, Górgias e outros - Surgimento de concepções filosóficas relativistas sobre as coisas;
· Protágoras de Abdera; o homem como medida;
- O homem é a medida de tudo o que existe.
- Subjetivismo realativista

· Górgias de Leontini: o grande orador;
- ceticismo absoluto; nada existia; se existisse, não poderá ser conhecido.

· Sócrates de Atenas: o homem que sabia pensar
- Não deixou nada escrito, e o que se sabe de seu pensamento vem dos textos de
seus discípulos.
- “conhece-te a ti mesmo”; Desenvolveu dois movimentos: ironia e maiêutica;
- Dele se disse: os outros filósofos ensinaram a filosofia, ele a viveu.

· Platão de Atenas: Das aparências ao mundo das idéias perfeitas
- Teoria das idéias; Platão o mais sábios e o mais justo dos homens; “amor as opiniões”
amor ao saber. “Teoria dos dois mundos : do ser e do menos ser”;
- idéias políticas - expressões na República;
- “ o mito da caverna” ;

FUNDAMENTOS DO PODER POLÍTICO

· Aristóteles de Estagira: Do nascimento da lógica à ordenação do universo
- Desenvolveu a lógica – raciocínio; concepção da realidade;
- concepção do ser – essência e acidente; necessidade e contingência; ato e potencia; teoria
da casualidade; definição de homem ser racional;
- o homem como um ser animal político, ser social;
- a organização social adequada a natureza e a polis.

· Jean Bodin – a defesa do governo nas mãos de um só.
-Utilizava o termo república em seu sentido etimológico de coisas pública ( do latim
res, “coisa” ) e não a forma de governo oposta monarquia.;

· Thomas Hobbes: o estado para domar o lobo do próprio homem.
- Palavras de Hobbes: o homem era o lobo do próprio homem (homo homini lupus).
- livros: O Leviatã – refere-se ao monstro bíblico citado no Livro de jó (Bíblia) ;
( fala das relações entre o indivíduo e o estado);
-Obra: “Sobre o cidadão” – para Hobbes, o homem só passa a viver em sociedade diante de
uma ameaça para preservar a vida.

· Karl Max e Friedrich Engels : O Estado como produto e instrumento de contrato da classe dominante.
- para os dois filósofos a sociedade humana primitiva era uma sociedade sem classes e
sem Estado.
- O Estado surgiu quando, um certo estágio econômico, também surgiram a desigualdades
de classes e os conflitos entre os explorados e exploradores. O papel do Estado é amortecer
o choque desses conflitos
- Marx escreveu Glosas críticas: “ O rei da Prússia e a reforma social” .

FILOSOFIA HELENÍSTICA: “O mundo em que o homem ficou só”.

- Esse período corresponde aa continuidade das escolas Platônica (Academia)
e Aristotélica (Liceu) dirigidas por Platão e Aristóteles

· Zenão de Cítio – estoicismo, esses representantes dessa escola, conhecidos como estóicos, defendiam um espírito de completa austeridade física e mental.

· Epicuro – hedonismo também conhecida como epicurismo, defendia a idéia de que o ser humano deve buscar o prazer da vida;

· Pirro de Elida – nenhum conhecimento sobre as coisas é seguro, tudo é incerto; o pirronismo é considerado uma forma de ceticismo.


PERÍODO GRECO-ROMANO: A filosofia “pagã” e a penetração do cristianismo.

- Os pensadores desse período: Sêneca, Cícero, Plotino, Plutarco

-Dedicaram-se muito mais a tarefa de assimilar e desenvolver as contribuições herdadas
- Difusão e consolidação do cristianismo, através da Igreja católica.

PATRISTICA
A fé em busca de argumentos racionais a partir de uma matriz platônica.

· Santo Agustinho: a certeza da razão por meio da fé; trajetória intelectual marcada
pelo maniqueísmo, ceticismo, neoplatonismo, cristianismo; “ o mal é o afastamento de Deus”.

ESCOLÁSTICA
· Carlos Magno: o rei semi-analfabeto que fomentou a cultura; organizou o ensino por todo o
seu império e fundar escolas ligadas às instituições católicas;

· Historiador francês Jacques Lê Goff: privilegia o estudo da linguagem (o trivium) para
depois passar para o exame das coisas (o quadrivium).

· São Tomás de Aquino: a cristalização de Aristóteles; inseriu o movimento escolástico,
o tomismo; elaborou cinco argumentos para provar a existência de Deus.

PERÍODO MEDIEVAL

A Construção De Uma Nova Imagem Do Homem E Do Universo.

- Teocentrismo, antropocentrismo, humanismo; desenvolvimento do racionalismo e da ciência experimental, individualismo, nacionalismo; movimento artístico e científico denominado renascimento.

· Pensador italiano Giodano Bruno, apresentou a teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico.

· Filósofo francês Maurice Merleau-Ponty: “grande racionalismo”;

· Galileu Galilei: um mundo sem encantos apenas números
- elaborou a lei da queda livre dos corpos; a construções e o aperfeiçoamento
do telescópio;
- introduziu a matemática e a geometria;

· RENÉ DESCARTES: um mundo de idéias claras e distintas
- “Penso, logo existe” ; IDÉIAS INATAS;
- “Cogito ergo sum”
- Tendência idealista, racionalista; Discurso do método; método cartesiano;
qual da verdade.

SÉCULO XVIII – QUESTÃO DO CONHECIMENTO (empirismo inglês)

Destacam-se: Franscis Bacon, John Locke, George Berkeley e David Hume,
Immanuel Kant
· Franscis Bacon : A Experiência Como Fonte Das Idéias; “SENTIDO INTERNO”
- o método experimental contra os ídolos
- “ Saber é poder” ; um dos fundadores do método indutivo de investigação científica.
- “ Método de interpretação da natureza” com cinco passos,

· John Locke: tudo se reduz à mente; “”ser é perceber e ser percebido”;

· George Berkeley: a força do hábito na formação das idéias;Impressões e idéias”; “Investigação acerca do entendimento humano”.

· David Hume: racionalismo dedutivo; teóricos do conhecimento – epistemologistas; ceticismo;

· Immanuel Kant: o tribunal da razão;
- “Confesso que David Hume me despertou, pela primeira vez, do meu sono
dogmático”. Para Kant é Belo tudo aquilo que, sem nenhuma intelectualização,
é objeto de uma satisfação do espírito; ou seja, o belo é tudo aquilo que
agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo inteligentemente, supera
a objetividade – subjetividade – ocasião do prazer; ´é o sentimento do sujeito e não
o conceito do objeto.

- Obra “crítica da razão pura” , conhecimento empírico (a posteriori);
conhecimento puro (priori), juízo analítico; juízo sintético a posteriori;
juízo sintético a priori.
- Obra: Livro;” Crítica da faculdade do juízo”.

O MOVIMENTO ILUMINISTA DO SÉCULO XVIII – ideólogos da burguesia

– A razão em busca de liberdade; desenvolvimento do capitalismo.
· Lucien Goldmann: defendia a atividade econômica: o comércio
- Igualdade jurídica; tolerância religiosa; liberdade pessoal e social, propriedade
privada.

· Charles de Secondat conhecido por barão Montesquieu :
- ,Propôs a divisão dos três poderes: Executivo, Judiciário e o Legislativo.
- Obra: O espírito das leis”, que dizia : lei é uma relação necessária
que decorre da natureza das coisas”
· Voltaire: estilo literário irônico;
- Frase: “Posso não concordo com nenhuma das palavras que você diz,
mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”.

· Diderot e D’Alembert:
- organizadores de uma enciclopédia de 33 volumes de conhecimentos científicos
e filosóficos – autores que também colaboração: Buffon, Montesquieu,
Turgot, Condorcet,Voltaire, Holbach e Rousseau.

· Jean-Jacques Rousseau: ( 2º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA
- Dentro da filosofia política, Rousseau escreveu: “Discurso entre a origem
da desigualdade entre os homens”- onde ele glorifica os valores da vida
natural e ataca a corrupção, a avareza e os vícios da sociedade civilizada;
- obras: “Do contrato social” – defendia o pacto social.
“o discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens”;
o Mito “bom selvagem”
“ Emílio” – fala da educação
- Propôs uma concepção nova de ensino, baseada nas necessidades e interesses
imediatas da criança.

· João Amós Comênio – ( 1º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA)
Pastor protestante.
- Elaborou a Primeira Obra Clássica sobre a Didática “ A Didática Magna”.

· Henrique Pestalozzi – suíço - ( 3º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA)
- Dava grande importância ao método intuitivo, levando os alunos
a desenvolverem o senso de observação, análise dos objetos e fenômenos
da natureza e a capacidade da linguagem, através da qual se expressa em
palavras o resultado das observações.

· Johann Friedrich Herbart – ( 4º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA)
Pensador alemão
- educação pela instrução; inspirador da Pedagogia Conservadora;
-Junto com uma formulação teórica dos fins da educação e da Pedagogia
como ciência, desenvolveu uma análise do processo psicológico-didático de
aquisição de conhecimentos, sob a direção do professor.
- Estabeleceu os quatro passos didáticos:
ü 1º preparação e apresentação da matéria com Clareza;
ü 2º Associação entre as idéias antigas e as novas;
ü 3º Sistematização dos conhecimentos
ü 4º Aplicação, Uso do conhecimento = Método.

PENSADORES da Pedagogia Renovada - Movimento Escolanovista –
inspirada nas idéias de ROUSSEAU:

· W. Guilherme Dilthey – ( 5º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA)
- Ativista alemão, espiritualista católico,
- desenvolveu a Pedagogia Científico-Espiritual que se espalhou em toda
Europa, essencialmente na Espanha e no Brasil.

· Johm Dewey – ( 6º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA)
- Educação pela ação;
- Representante da Pedagogia Pragmática ou Progressista;

· Anísio Teixeira – ( 7º pensador da EDUCAÇÃO – DIDÁTICA) – BRASIL
- Líder do movimento de Pioneiros da Escola Nova no início da década de 30.

· Montessori – pensador do Brasil
- Corrente vitalista - teoria

SEGUIDORES da Pedagogia Científico-Espiritual DE DITHEY
· Theodor Litt
· Eduard Spranger
· Hermann Nohl
· Luis Alves de Mattos - seguidor de Dithey no BRASIL
- Didática moderna
- Livro: Sumário de Didática Geral – fala que o aluno é o fator pessoal decisivo
na situação escolar.
- Propôs a Teoria do Ciclo docente – que é o ciclo didático em ação.

· Onofre de Arruda Penteado Júnior - também seguidor de Dithey

OUTROS pensadores da Didática
· Carl Rogers
– Seguidor da Teoria progressista não-diretiva;

· Maria Teresa Montoan
- Adesão a inclusão exige dos educadores a compreensão de que os alunos são
diferentes; a avaliação deve levar em conta as respostas dos alunos e não rompem
com a prática de avaliação classificatória;

· Paulo Freire
- Ensinar é desafiar os educandos a pensar em sua prática.
- Teoria da prática.

· José Carlos Libâneo
- Para realizar um planejamento é preciso saber com segurança a direção que
queremos dar ao processo educativo na nossa sociedade.
- Historicamente o ensino consistia em: ler – escrever – contar.


· Luis Antonio Cunha
- O sistema de educação brasileiro tem um obstáculo para o seu desenvolvimento –
a resistência daqueles que se beneficiam do sistema vigente, até hoje.

· João Batista Bastos
- Plano prioritário é a gestão, no entanto, as condições desumanas no trabalho
escolar pode gerar: conformismo, sentimentos de impotência nos educadores.

PESQUISAS se Bolduina, Rgnano e Piaget, demonstram:

- “ a necessidade de verificar o pensamento nasce pela primeira vez quando há uma
discussão entre crianças, e só depois disso o pensamento apresenta-se na criança
como atividade interna”.

TEXTO ORIGINAL DE VISGOSTKY

-“ O que a criança pode fazer hoje com auxílio dos adultos poderá fazê-lo amanhã
por si só”.

LDB

A Educação básica composta de:
Educação infantil – ensino fundamental – ensino médio

CONTINUAÇÃO DOS FILÓSOFOS:

· Adam Smith: principal representante do liberalismo econômico;
- autor de: “ensaio sobre a riqueza das nações”.

SÉCULO XIX- Período de grandes contradições;

- Traição de Napoleão as idéias revolucionárias, marcha para dominar a Europa; promessa da era industrial.

· Georg Wilhelm Friedrich Hegel : o idealismo alemão –“ a incessante busca da totalidade e do absoluto”; esforça-se para construir um conceito de absoluto, tentando reunificar a razão; Filosofia dialética.

- Principais obras: Fenomenologia do espírito, Princípios da Filosofia do
direito e Lições sobre a história da filosofia.
- principais pensadores do idealismo: Fichte, Schelling e Hegel.
- Frases: Aconteça o que acontecer, cada indivíduo é filho de seu tempo;
da mesma forma, a filosofia resume no pensamento o seu próprio tempo;
A ciência absoluta é o único objeto e conteúdo da filosofia; ... a filosofia
chega sempre tarde...
-“ A origem da família, da propriedade privada e perspectivas do Homem”;
- a beleza muda de face e de aspecto através dos tempos;
-“ O feio não pode ser objeto de arte” .

· Augusto Comte: o positivista
- culto da ciências; sacralização do método científico;
-Temas centrais: é a necessidade de uma reorganização completa
na sociedade: “encarregado de instituir a ordem de uma maneira soberana”;
idéias: reestruturação intelectual
-Obras: A lei dos três estados; a classificação das ciências; reforma intelectual
da sociedade.

FILOSOFIA MODERMA – Renascentistas

· Nicolau Copérnico: sacerdote polonês
- Livro: “ Da revolução das esferas celestes” .

· Papa Gregoriano IX:
- criou a inquisição

· Leonardo da Vinci
- Frases: “ a força do indivíduo e o homem universalmente; A experiência não
engana nunca; o homem é o modelo do mundo”.

· Nicolau de Cusa
- A visão da matemática e não-heirarquizada do universo;
- “ O senhor tudo criou com conta, peso e medida”;
- E assim como a Terra não é o centro do mundo,..

· Michel de Montaigne
- “Dizem que filosofar é duvidar;”
-“ O Homem deve duvidar conforme sua razão e consciência. E se
poder decidir que fique na dúvida, pois só os loucos têm certeza absoluta
de sua opinião”.

OBRAS E PENSADORES:
· Sônia Goldfeder: trouxe a filosofia do Café para o Brasil

· Marc Sautet – pensador francês: papos filosóficos no Café de Phares;é de Phares;

· Bertrand Russell: “ O diálogo de Platão nunca é seco. É um ritmo vivo, um movimento fluido”. “Fundamentos da filosofia”.

· Chaim Peremam – Senso Comum
- Frases: Filho de peixinho é;

SÉCULO XX – filósofos inspiradores do existencialismo

· Soren Aabye Kierkegaard: o indivíduo e sua especificidade no mundo
- “O ser humano é uma síntese de infinito e finito, de eterno e transitório,
de liberdade e necessidade”;
- Livros: “O conceito de angústia; Temor e tremor; Etapas no caminho da vida;
O desespero humano (Doença até a morte)”; considerado pai do existencialismo;

· Friedrich Wilhelm Nietzsche: do julgamento da civilização à questão da existência humana
- “ Deus está morto”; escreveu sob a forma de aforismo (máximas ou sentenças curtas
que exprimem um conceito); teve preocupação básica uma critica profunda e impiedosa
à civilização ocidental; A propósito de fúria teria dito de si mesmo; “Não sou um homem,
sou uma dinamite”. Ser niilista (morte de Deus).

· Edmund Husserl: o retorno às próprias coisas
- Obra: “ Ser e Tempo”; +-.descreveu as características básicas da existência inautêntica,
na qual o EU humano é destruído e arruinado pelos outros;

· Martin Heidegger:
- Obra: “ ser e tempo” – o sentido do ser;
- A palavra Dasein – cujo sentido é ser-aí, estar-aí. - O homem pode transcender.

· Jean-Paul Satre
- na análise do ser distingue o ente em-si (compacto, rígido, imóvel) e o ente para si
(não-estático, não-cheio, acessível às possibilidades). O homem é um ente para-si.
- Obra mais importante: “O ser e o nada”.

DETERMINISMO
· Watson Skinner
- Séc. XX o determinismo influenciava a visão positivista nas ciências humanas.

· Taine
- discípulo de Comte – leis da sociologia, segundo as quais toda vida humana social se explica
por três fatores: a raça, o meio e o momento.

· Bossuet
- Séc. XVII – Tratado sobre o livre-arbítrio – o homem é livre e determinado.

· Noberto Bobbio - ideologia
- conceito de ideologia possui o conceito forte- aquela que uma classe domina a outra;
e o conceito fraca – concepção que todo grupo social possui uma ideologia sem dominação.

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