segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Filosofia para as Crianças

O que é Filosofia para Crianças?
O Programa Filosofia para Crianças - Educação para o Pensar é um programa educacional que visa três objetivos intercomplementares:
· iniciação filosófica de crianças e jovens;
· educação para o pensar;
· preparação para uma cidadania responsável.
Iniciação Filosófica
Crianças, jovens e adultos colocam, para si próprios, questões que demandam não só um esforço explicativo a respeito de aspectos relevantes da realidade, mas, também, um esforço de constituição de sentidos desta realidade e de si mesmos nela.
Os sentidos, constituídos historicamente pelos seres humanos, alimentam suas vidas e os vão constituindo como pessoas.
Essas referências significativas são uma necessidade: as pessoas podem participar do esforço da sua constituição ou podem receber prontos os sentidos produzidos por alguns poucos que acabam se tornando os donos das referências! ...
Filosofia para Crianças pretende iniciar crianças e jovens na luta pela constituição autônoma e co-participativa dos sentidos. O objetivo é auxiliá-los a se tornarem cidadãos que sejam capazes de oferecer contribuição pessoal enriquecedora na construção continuada das necessárias referências orientadoras das vidas humanas.
Pensar, reflexiva e criticamente sobre as questões que dizem respeito à constituição dos sentidos é estar iniciando-se no próprio processo do filosofar, antes mesmo de ter acesso à produção daqueles que são reconhecidos, pela qualidade de suas reflexões, como os grandes filósofos.
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR
O pensar é recurso humano imprescindível, tanto para a produção de explicações, quanto para a constituição dos sentidos. Exercitá-lo, no enfrentamento das questões envolvidas na busca da construção de significados, pode resultar no seu próprio aprimoramento.
E mais: tal aprimoramento ocorrerá se o exercício do pensar merecer atenção e cuidados especiais por parte dos educadores e dos próprios educandos.
O Programa Filosofia para Crianças - Educação para o Pensar oferece indicações para tanto, fundamentação teórica consistente, metodologia adequada e materiais de apoio para uso dos educandos e dos educadores.
O aspecto central da metodologia do Programa é a realização do diálogo investigativo que transforma os grupos de educandos em pequenas comunidades de investigação.
Nelas, os participantes expõem suas idéias, escutam-se uns aos outros, questionam-se mutuamente, comparam seus pontos de vista, complementando-os e eventualmente, corrigindo-os. Trata-se de um verdadeiro processo de co-operação intelectual, afetiva e criativa.
As interações sócio-lingüísticas que aí ocorrem, devidamente observadas, cuidadas e orientadas por educadores preparados, são promotoras do desenvolvimento das condições cognitivas: um verdadeiro processo de Educação para o Pensar
COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO, ÉTICA E CIDADANIA
A participação produtiva numa pequena comunidade de investigação exige comportamentos e atitudes de cooperação, respeito mútuo, interesse por vos comuns, avaliação crítica, que são, dentre outros, elementos importantes para o exercício democráticos na sociedade. A ocupação dos espaços da cidadania requer das pessoas tais comportamentos e atitudes que podem decorrer ou ser reforçados quando se aprende desde cedo:
· a respeitar os pontos de vista dos outros;
· que o próprio ponto de vista tem o mesmo valor e peso do dos outros;
· a respeitar a vez dos outros e a exigir respeito pela própria vez.

Nenhum comentário: