quarta-feira, 25 de maio de 2011

PROJETO DE FILOSOFIA

1 - Identificação da Escola:

Escola Estadual de Ensino Médio “Simão Jacinto dos Reis”

Endereço: Rua Beira rio s/nº

Bairro: Getat

Cidade: Tucuruí Estado: Pará CEP.: 68.456 – 000

Professora: Elza Lopes Ribeiro

2 - Tema: Os caminhos da ciência, dos conhecimentos

Tecnológicos e suas implicações éticas.

3 - Público alvo: Alunos do 3º ano.

Turno: noite

4 – Período de realização:

maio e junho de 2011.

· Objetivo

Levar o aluno a refletir sobre a sacralização do conhecimento científico e a Ideologia da ciência, não os considerando como se fosse uma magia e poderio ilimitado pelo prisma do trabalho, pelo controle social e do pensamento; mas, pelo prisma dos resultados como: vantagens e desvantagens das descobertas científicas e das aplicações tecnológicas, considerando também as implicações éticas e jurídicas dessas experiências.

· DESENVOLVIMENTO

Os alunos deverão:

ü Pesquisar os assuntos sorteados previamente

sobre as descobertas e criações científicas com aplicações de novas tecnologias ;

ü Fazer uma apresentação escrita: resumo e o entendimento com reflexão sobre o assunto descrito;

ü Fazer uma apresentação em seminário: verbal e visual ( slides ou vídeos).

A professora deverá:

ü Fazer complementações e reflexões sobre cada assunto abordado (caso seja necessário);

ü Exposição virtual dos slides e dos vídeos produzidos pelos alunos.

Procedimento atitudinais dos alunos

ü Perceber a importância dos filósofos com suas teorias diversificadas que muito contribuiu para o desenvolvimento intelectual e vital do ser humano e sociedade;

ü Valorizar os progressos filosóficos – humanístico-científico e suas possibilidades de interferência e esclarecimento como agentes do bem-estar humano sócio-político-econômico-religoso;

ü Respeitar as diversas teorias e suas dimensões preocupando-se com as diversas possibilidades de conhecimento sugeridas através das correntes filosóficas e perceber a necessidade de discussão constante dos temas dirigidos e interdisciplinares;

ü Estar sensibilizando para as questões filosóficas essenciais ao processo individual e social numa perspectiva de transformação da humanidade nos seus princípios éticos e morais.

· AVALIAÇÃO GLOBAL DO PROJETO

O principal instrumento de avaliação consciente é a observação.

"Nenhum jovem deve demorar a filosofar, e nenhum velho deve parar de filosofar, pois nunca é cedo demais nem tarde demais..."
Epicuro.


Slides e vídeos produzidos e apresentados pelos alunos

· E.E.E.M. “Simão Jacinto dos Reis”

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