domingo, 24 de outubro de 2010

Poluição

Poluição

Inúmeras atividades do homem introduzem; no meio ambiente, substâncias ou características físicas que ali não existiam antes, ou que existiam em quantidades diferentes. A este processo chamamos de poluição.
· Poluição da água - págipara nosso planeta, forma em que água se apresenta na natureza, contaminação dos rios através de resíduos químicos e orgânicos, esgotos, resíduos industriais, lixo e sedimentos vindos da erosão.

Poluição da água existe dois tipos de definição para descrever uma Água Poluída. Do ponto de vista econômico, a poluição da água é uma alteração da qualidade que afeta o bem-estar do consumidor e reduz os lucros do produtor, exigindo-se assim o estabelecimento de um nível ótimo de poluição. Em termos ambientais, a poluição da água é uma alteração do ambiente que afeta os ecossistemas e direta ou indiretamente, o Homem.

Dr.ª Sônia Lúcia Modesto Zampieron

Poluição da água subterrânea - No geral os depósitos de água subterrânea são bem mais resistentes aos processos poluidores dos que os de água superficial, pois a camada de solo sobrejacente atua como filtro físico e químico. A facilidade de um poluente atingir a água subterrânea dependerá dos seguintes fatores:

a)Tipo de aquífero.

b)Profundidade do nível estático: (espessura da zona de aeração)

c)Permeabilidade da zona de aeração e do aquífero.

e)Tipo dos óxidos e minerais de argila existentes no solo.

A poluição capaz de atingir as águas subterrâneas pode ter origem variada. Considerando que os aquíferos são corpos tridimensionais, em geral extensos e profundos, diferentemente portanto dos cursos d’água, a forma da fonte poluidora tem importância fundamental nos estudos de impacto ambiental.

Fontes pontuais de poluição:

São as que atingem o aquífero através de um ponto. Exemplos: sumidouros de esgotos domésticos, comuns em comunidades rurais, aterros sanitários, vazamentos de depósitos de produtos químicos, vazamentos de dutos transportadores de esgotos domésticos ou produtos químicos. Estas fontes são responsáveis por poluições altamente concentradas na forma de plumas.

  • Poluição do Solo - aqui você entenderá como ocorre a contaminação do solo, medidas tomadas para recuperação do solo, tecnologias de tratamento (tratamento térmico, físico-químico e biológico), etc.

  • Poluição Sonora - o crescimento dos centros urbanos e a industrialização provocaram mudanças nas vidas das pessoas. Este tipo de poluição pode provocar stress, problemas auditivos, dores de cabeça, insônia e muito mais. Este site aborda todos estes tópicos, além de tratar da Legislação Ambiental sobre o tema da Poluição Sonora.

Poluição Sonora é qualquer alteração das propriedades físicas do meio ambiente, causada por som puro ou conjugação de sons, admissíveis ou não, que direta ou indiretamente seja nociva à saúde, segurança e ao bem. O som é a parte fundamental das atividades dos seres vivos e dos elementos da natureza. Ex,: ruído dos aviões, ruídos nas indústrias, ruídos de; condicionadores de ar, batedeiras, liquidificadores, enceradeiras, aspiradores, máquinas de lavar, geladeiras, aparelhos de som e de massagem, televisores, secadores de cabelo e tantos outros eletrodomésticos que podem estar presentes numa mesma residência, funcionando simultaneamente e somando seus indesejáveis decibéis.

  • Poluição Visual - Dá-se o nome de poluição visual ao excesso de elementos ligados à comunicação visual (como cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas, etc) dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais/shoppings centers e de serviços. Além de promover o desconforto espacial e visual dos transeuntes, este excesso desvaloriza as cidades modernas, tornando-as apenas espaço de promoção de trocas comerciais. O problema, porém, não é a existência da propaganda, mas o seu descontrole.

A poluição visual degrada os centros urbanos pela falta de harmonia de anúncios, logotipos e propagandas que concorrem pela atenção do espectador, causando prejuízo a todos. Por outro lado, o indivíduo perde a sua cidadania - no sentido de agente participativo da dinâmica da cidade - para se tornar apenas um espectador e consumidor.

· Dicionário de Poluição do Ar - site com explicações sobre os termos ligados à poluição do ar. Aqui você encontrará o significado de termos como: atmosfera, combustão, dióxido de carbono, ecologia, etanol, floresta tropical, fumaça, gás natural, monóxido de carbono, nitrogênio, ozônio, entre muitos outros.

· Poluição ambiental - definir poluição ambiental como a ação de contaminar as águas, solos e ar. Esta poluição pode ocorrer com a liberação no meio ambiente de lixo orgânico, industrial, gases poluentes, objetos materiais, elementos químicos, entre outros.

A poluição ambiental prejudica o funcionamento dos ecossistemas, chegando a matar várias espécies animais e vegetais. O homem também é prejudicado com este tipo de ação, pois depende muito dos recursos hídricos, do ar e do solo para sobreviver com qualidade de vida e saúde.

Os principais poluentes ambientais são: chumbo, mercúrio,benzeno,enxofre, monóxido de carbono, pesticidas, dioxinas e gás carbônico.

· Poluição Industrial - A poluição industrial ocorre em todos os meios da biosfera, na água doce, nos oceanos, na atmosfera e no solo. Conseqüentemente as comunidades biológicas dos ecossistemas estão em contato com substâncias e materiais não naturais, a maioria dos quais causando algum tipo de dano ecológico. A poluição industrial afeta diretamente o homem, uma vez que estamos sujeitos a ingerir água e alimentos contaminados e respirar o ar poluído. Exemplos da seriedade deste problema são a intoxicação e

morte de dezenas de pessoas em Minamata, no Japão, após consumirem peixes contaminados com mercúrio. Eventos como este, envolvendo contaminação de alimentos com poluentes industriais, têm sido comuns ao longo das últimas décadas.

Agentes principais da poluição industrial são os gases tóxicos liberados na atmosfera, os compostos químicos orgânicos e inorgânicos lançados nos corpos hídricos e a poluição do solo com o uso de pesticidas.

Entres os poluentes mais prejudiciais ao ecossistema estão os metais pesados. Estes elementos existem naturalmente no ambiente e são necessários em concentrações mínimas na manutenção da saúde dos seres vivos (são denominados oligoelementos, ou micronutrientes). Alguns metais essenciais aos organismos são o ferro, cobre, zinco, cobalto manganês, cromo, molibdênio, vanádio, selênio, níquel e estanho, os quais participam do metabolismo e formação de muitas proteínas, enzimas, vitaminas, pigmentos respiratórios (como o ferro da hemoglobina humana ou o vanádio do sangue das ascídias). No entanto, quando ocorre o aumento destas concentrações, normalmente acima de dez vezes, efeitos deletérios começam a surgir.

· Poluição radioativa - A Radiação é o efeito químico proveniente de ondas e energia calorífera, luminosa etc. Existem três tipos de radiação: raios alfa e raios beta, que têm a absorção mais fácil, e raios gama, que são muito mais penetrantes que os primeiros, já que se tratam de ondas eletromagnéticas.

O contato contínuo à radiação causa danos aos tecidos vivos, tendo como principais efeitos a leucemia, tumores, queda de cabelo, diminuição da expectativa de vida, mutações genéticas, lesões a vários órgãos etc.

Assim, poluição radioativa é o aumento dos níveis naturais de radiação por meio da utilização de substâncias radioativas naturais ou artificiais.

· Poluição Luminosa – A poluição luminosa pode ser definida como sendo qualquer efeito adverso causado ao meio ambiente pela luz artificial excessiva ou mal direcionada.

Um desses efeitos, que prejudica ou mesmo impossibilita totalmente o trabalho dos astrônomos, é o fulgor do céu noturno, percebido principalmente sobre as cidades, mas não se limitando a essas áreas, já que a interferência que algumas aglomerações urbanas causam pode ser notada a centenas de quilômetros de distância. E não há quem não tenha percebido a diferença entre o aspecto do céu noturno urbano e o daquele que se pode ver a partir de r

egiões afastadas, ainda primitivas, sem iluminação artificial.

Observe como o céu das áreas urbanas é muito menos estrelado do que o céu das áreas rurais.

Exemplos:

v quando o motorista que vinha em sentido contrário acendeu o farol alto;

v dificuldade para dormir porque uma grande quantidade de luz da rua ou do vizinho entrava pela janela de seu quarto.

Há muitos anos que os astrônomos profissionais e amadores vêm tentando alertar políticos, engenheiros eletricistas, técnicos de iluminação, fabricantes de lum

inárias e a população em geral para os incômodos causados pela difusão desnecessária de luz na atmosfera, principalmente sobre nossas cidades. Ess

e esforço tem sido recompensado através das mudanças de atitudes demonstradas por pessoas mais conscientes e responsáveis, que procuram colabo

rar na busca de soluções para esses problemas, que já começam a ser resolvidos fora do Brasil.

Roberto F. Silvestre


Iluminação correta





Nenhum comentário: