domingo, 9 de agosto de 2009

PROPOSTA EDUCATIVA











MINIPROJETO DE FILOSOFIA


1 - Identificação da Escola:

Escola Estadual de Ensino Médio “Simão Jacinto dos Reis”

Endereço: Rua Beira rio s/nº

Bairro: Getat

Cidade: Tucuruí Estado: Pará CEP.: 68.456 – 000

Professora: Elza Lopes Ribeiro


2 - Tema: Resgatando e divulgando os valores éticos através do rádio.


3 - Público alvo: Alunos do 1º e 2º ano e professores.

Turno: noite


4 – Período de realização: maio a dezembro 2009.


· Objetivos

  • Tornar conhecido o significado de alguns valores éticos e resgatá-los para melhorar a convivência familiar e em sociedade;

  • Desencadear nos alunos e professores, uma reflexão pertinente que os leve a uma avaliação, criações e transformação na maneira de pensar, ver e agir na sociedade, utilizando as mídias e tecnologias como recursos pedagógicos auxiliares;

  • Estimular a criatividade e a comunicação dos alunos da rede pública por meio do rádio, respeitando seus conhecimentos prévios;

  • Valorizar os aspectos positivos da programação radiofônica, aplicando- os em sala de aula e para divulgação de trabalhos que venham contribuir com toda sociedade.


“ A Escola não pode desconsiderar ou negar a presença das mídias no cotidiano dos alunos. As novas e antigas tecnologias fazem parte do mundo da Escola, do educando e do educador. Todos vivem e convivem numa sociedade movida pela informação. O rádio com as outras mídias eletrônicas é mais dinâmico, atraente, sedutor e rápido do que a dinâmica”.

(ASSUNÇÃO, 1999:34)


· DESENVOLVIMENTO

  • Elaborar, em grupo, uma história em quadrinhos sobre valor ético e a moral (FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA), conforme sorteio;

  • Cada equipe apresentará e fará leitura, para sua turma, da história criada a partir do valor ético sorteado por seu grupo;

  • No decorrer do bimestre cada grupo, conforme o cronograma do rádio (que será implantado na escola), fará leitura da história criada com as devidas reflexões de aprendizagens através do rádio, em todo os turnos.

· AVALIAÇÃO GLOBAL DO MINIPROJETO

O principal instrumento de avaliação consciente é a observação.

O outro instrumento a ser utilizado é a reflexão da prática será o registro (diário, mensal, bimestral) feito a partir do ponto de vista do educador e do próprio educando.


· BIBLIOGRAFIA

SEVERINO, A. Filosofia da educação: construindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1994.
SILVEIRA, Renê. A Filosofia vai à escola?. Campinas: Autores Associados, 2001.
SOUZA, Nivaldo A.de. A Criança como pessoa: na visão de Tomás de Aquino e de Matthew Lipman. Florianópolis: Sophos, 2001.
______. A Criança e o pensar: confiança na sua capacidade. Florianópolis: Sophos, 2003. SUNG, Jung Mo e SILVA, Josué Cândido da. Conversando sobre ética e sociedade. 8ª ed., Petrópolis: Vozes, 2000.
THOMAL, Alberto. O Desafio de pensar sobre o pensar: investigando sobre Teoria do Conhecimento. 10ª. ed., Coleção Filosofia o início de uma mudança, Florianópolis: Sophos, 2006.

Revista da Faculdade de Educação da UNB - VOLUME 3, NÚMERO 5-6 - p. 119-128, jul. 1997 - jul. 1998.


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