terça-feira, 19 de maio de 2009

PROJETO DE FILOSOFIA





Os Valores Éticos
1 - Identificação da Escola:
Escola Estadual de Ensino Médio “Simão Jacinto dos Reis”
Endereço: Rua Beira rio s/nº
Bairro: Getat
Cidade: Tucuruí Estado: Pará CEP.: 68.456 – 000
Professora: Elza L. Ribeiro

2 - Tema: Os valores em quadrinhos

3 - Público alvo: Alunos do 1º e 2º ano.
Turno: noite

4 – Período de realização: maio a Junho de 2009.

• Objetivo
Desencadear nos alunos uma reflexão pertinente que os leve a uma reflexão, criações e transformação na maneira de pensar, ver e agir na sociedade, utilizando as mídias e tecnologias como recursos pedagógicos auxiliares.

• DESENVOLVIMENTO

Elaborar uma história em quadrinhos sobre a FILOSOFIA
CONTEMPORÂNEA (estudo através de textos e pesquisas em livros
impressos ou virtuais ) os valores, a ética e a moral (e os Direitos
Universais e Constitucionais do ser humano), enfatizando o desrespeito
aos mais pobres – os excluídos,que revelem a falta de ética, as ilusões da
consciência (Freud) e o existencialismo.
Antes da 1ª apresentação dos trabalhos, no dia 20 maio, será feito uma reflexão oral através da leitura do texto “A águia e a galinha” uma metáfora da condição humana de BOFF, Leonardo, na sala de aula.
Após a reflexão e sua interpretação, será apresentada uma dinâmica para descontrair e desafiar a turma, como sugestão: Dinâmica: ” Para quem você tira o chapéu?”

Reflexão oral:
a) Você se surpreendeu com a dinâmica?
b) Você gostou?
c) Foi fácil fazer avaliação dessa pessoa?
d) Você acredita que se conhece o suficiente para saber avaliar-se?

Exposição preliminar será na própria turma no dia 20 de maio no horário de sua aula (correções e aprimoramentos), professores, coordenadores poderão participar dessa apresentação expondo suas atividades como referência para os alunos;
Culminância dos trabalhos elaborados será no dia 19 de junho a partir das 8 às 22 horas para toda comunidade escolar e do bairro.

• AVALIAÇÃO GLOBAL DO PROJETO

O principal instrumento de avaliação consciente é a observação.
O outro instrumento a ser utilizado é a reflexão da prática será o registro (diário, mensal, bimestral) feito a partir do ponto de vista do educador e do próprio educando.

• BIBLIOGRAFIA
SEVERINO, A. Filosofia da educação: construindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1994.
SILVEIRA, Renê. A Filosofia vai à escola?. Campinas: Autores Associados, 2001.
SOUZA, Nivaldo A.de. A Criança como pessoa: na visão de Tomás de Aquino e de Matthew Lipman. Florianópolis: Sophos, 2001.
______. A Criança e o pensar: confiança na sua capacidade. Florianópolis: Sophos, 2003. SUNG, Jung Mo e SILVA, Josué Cândido da. Conversando sobre ética e sociedade. 8ª ed., Petrópolis: Vozes, 2000.
THOMAL, Alberto. O Desafio de pensar sobre o pensar: investigando sobre Teoria do Conhecimento. 10ª. ed., Coleção Filosofia o início de uma mudança, Florianópolis: Sophos, 2006.
Revista da Faculdade de Educação da UNB - VOLUME 3, NÚMERO 5-6 - p. 119-128, jul. 1997 - jul. 1998.

Sites:
Mônica - www.monica.com.br
Garfield - www.garfield.com
www.divertudo.com.br






O principal objetivo do Projeto de Filosofia – OS VALORES ÉTICOS EM QUADRINHOS - de mobilizar os alunos para conhecer o significado dos mais variados valores éticos e colocá-los em prática no dia a dia, o que irá ajudá-los na formação humanística básica de cidadão, foi alcançado quase que 100% do objetivo principal.

      Cada equipe desenvolveu um excelente trabalho, os membros do grupo trocaram sugestões, sonhos, fantasias, dúvidas, aprenderam um pouco do outro e cada equipe, desenvolveu a história conforme o valor ético sorteado com muita coerência e criatividade.

      Desse modo, criar história em quadrinhos é uma experiência de vida, de trocar alegria, de inventar com o outro, personagens, cenários e situações novas que, às vezes, até se confunde com a realidade do “inventor”. 


      Alguns exemplos, da esplêndida capacidade dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio “Simão Jacinto dos Reis”:


Obs: Clique na nas figuras para aumentar


Pelas histórias lidas, deu para perceber que houve realmente uma reflexão e aprendizagem do significado dos valores éticos e com isso, o desenvolvimento do conceito abordado, por cada equipe, foi elaborado através das deduções e conclusões dos alunos.



    Vamos ao vôo criativo de algumas histórias...


style>


Alguns alunos que são comprometidos com a aprendizagem e o crescimento pessoal...































































Nenhum comentário: